Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 14° Agora: 27° Quarta, 08 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,094 Euro agora: R$ 5,470
Cultura


Saiba o significado de cada dia da Semana Santa, que começa hoje com o Domingo de Ramos



 

A Semana Santa de 2023, começa hoje, 2 de abril. A importante data para a fé católica tem início no Domingo de Ramos e vai até o dia em que é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo, o Domingo de Páscoa. Confira o significado de cada um destes dias e dos símbolos que marcam esse período:

Domingo de Ramos: celebra a entrada de Jesus Cristo, em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, a Morte e a Ressurreição. Este domingo é chamado assim, porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão por onde o Senhor passaria montado num jumento. Com isso, Ele despertou, nos sacerdotes da época e mestres da Lei, inveja, desconfiança e medo de perder o poder. Começa, então, uma trama para condená-Lo à morte.

Segunda-feira Santa: neste dia, proclama-se, durante a Missa, o Evangelho segundo São João. Seis dias antes da Páscoa, Jesus chega a Betânia para fazer a última visita aos amigos de toda a vida. Está cada vez mais próximo o desenlace da crise.

Terça-feira Santa: A mensagem central deste dia passa pela Última Ceia.

Quarta-feira Santa: em muitas paróquias, especialmente no interior, realiza-se “Procissão do Encontro” na Quarta-feira Santa com as imagens do Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores. Acontece, então, o doloroso encontro entre a Mãe e o Filho.

Quinta-feira Santa: ocorrem vários momentos marcantes, como: bênção dos santos óleos usados durante todo o ano pelas paróquias. São três os óleos abençoados nesta celebração: o do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos. Lava-pés é um ritual litúrgico, que recorda quando Jesus, ao lavar os pés dos discípulos, quer demonstrar Seu amor por cada um e mostrar a todos que a humildade e o serviço são o centro de Sua mensagem.  Instituição da Eucaristia é quando a igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e faz memória de quando Jesus, que na noite em que foi traído, ofereceu ao Pai o Seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou aos apóstolos para que os tomassem.

Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão: lembra a morte de Cristo no Calvário. A cruz, erguida sobre o mundo, segue de pé como sinal de salvação e esperança. Via-sacra: ao longo da Quaresma, muitos fiéis realizam a Via-Sacra como uma forma de meditar o caminho doloroso que Jesus percorreu até a crucifixão e morte na cruz.

Sábado Santo: não é um dia vazio, em que “nada acontece”, como podem pensar algumas pessoas. A grande lição é esta: Cristo está no sepulcro, desceu à mansão dos mortos, ao mais profundo que pode ir uma pessoa. É quando ocorrem a Vigília Pascal (Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando Sua Paixão e Morte); Bênção do fogo (o sacerdote abençoa o fogo novo) e proclamação da Páscoa.

Domingo da Ressurreição ou Domingo de Páscoa: é o dia santo mais importante da religião cristã. Depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi sepultado, ali permaneceu até a ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.

Com informação do site: https://www.cnbb.org.br




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Frances Elen, no dia 02/04/2023 - 10:20


Comente esta Notícia