Em Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco, Dengue, Chikungunya e Zika tiveram um aumento um aumento de casos nos últimos meses.
Mas você sabe a diferença e quais os sintomas das três doenças?
São doenças transmitidas pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. Para impedí-las temos de evitar que as pessoas sejam picadas por essas fêmeas infectadas. A melhor forma para fazer isso é impedir que elas nasçam, evitando deixar água parada em qualquer objeto que possa ter um criadouro (pneus, garrafas, calhas, piscinas, vasinhos de plantas, etc.).
Reconhecer o mosquito Aedes aegypti é fácil: ele é pequeno (em torno de meio centímetro de tamanho), é marrom-escuro, quase preto, com listras brancas. Independentemente de qualquer mosquito, quem encontra um foco com larvas deve fazer a remoção e comunicar imediatamente a Secretaria Municipal de Saúde e os agentes de combate a endemias, para que possam tomar as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito.
Sintomas:
Dengue: o primeiro sintoma da Dengue é a febre alta, entre 39° e 40°C. Tem início repentino e geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos.
Chikungunya: também de início súbito de febre, que pode ser alta, porém menor que no caso de Dengue, dor muscular e nas articulações (estas são mais exuberantes que em Dengue e Zika), dor de cabeça e exantema (erupção na pele). Os sinais costumam durar de 3 a 10 dias.
Zika: tem como principal sintoma o exantema (erupção na pele) com coceira, febre baixa (ou ausência de febre), conjuntivite (olhos vermelhos sem secreção ou coceira), dor nas articulações, dor nos músculos e dor de cabeça. Normalmente os sintomas desaparecem após 3 a 7 dias.
A Dengue e Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. A Zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele a coceira no corpo.
O hemograma ajuda muito da diferenciação dos quadros. Uma vez que a queda nas plaquetas e a leucopemia são mais exuberantes na Dengue e quase inexistente na Zika.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 27/03/2023 - 11:20