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Novo Sentra recoloca a Nissan na briga dos sedãs médios

Quase três anos depois de ser lançada no México, a oitava geração do Sentra acaba de ser apresentada ao mercado brasileiro, e as primeiras unidades já desembarcaram nas concessionárias da Nissan. Lançado mundialmente em 1982, o o sedã médio foi trazido para o Brasil em 2008 – sempre importado do México. Ausente do catálogo da Nissan no mercado brasileiro desde 2020, agora parece ter se preparado muito bem para sua nova jornada no Brasil. O sedã médio cresceu, ganhou formas mais modernas e esguias e um novo “powertrain”



 

Daniel Dias

Agência AutoMotrix

Criado com base na esportividade e “musculatura” de outros sedãs da marca, como o Altima e o Maxima, o estilo do novo Sentra traz fluidez com uma linha de cintura e de teto flutuante baixos, “ombros” largos e a grade V-Motion ampliada, com conjunto óptico frontal de leds e lanternas em formato bumerangue. A esportividade é reforçada com o teto solar, os faróis de neblina, as rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas e grade inferior no para-choque. Além de colaborar com a estética do sedã, as linhas da carroceria ajudam a reduzir o arrasto aerodinâmico e o consumo de combustível em cerca de 10%. Para isso, os designers e a engenharia da Nissan projetaram uma área de cobertura dos pneus do para-choque dianteiro ampliada, as colunas “A” (as da frente) menores e o desenho do capô arredondado.

Mais largo que seus concorrentes, e com cinco centímetros a mais em comparação à geração anterior, o novo Sentra ganhou um interior com mais espaço. O carro conta com direção com assistência elétrica com volante em forma de “D”, com base achatada e ajustes de altura e profundidade. A área da direção contempla ainda funções de conforto e segurança como as aletas para troca de marchas manuais (para as duas versões) e o acionamento do piloto automático inteligente.

Todas as versões do novo Sentra são empurradas pelo novo motor 2.0 aspirado a gasolina, da família MR20DD de terceira geração, com 151 cavalos de potência a 6 mil rotações por minuto e 20 kgfm de torque a 4 mil giros, associado à transmissão CVT XTronic com 8 marchas simuladas, com opção de trocas ao comando do motorista por meio de “paddles shifters” localizados atrás do volante. O câmbio inclui conversor de torque e a função D-Step, que aumenta o torque. A Nissan aplicou ainda o ciclo Atkinson para permitir que os tempos de admissão, compressão, expansão e exaustão do motor ocorram em uma única volta do virabrequim, segundo a marca japonesa, para priorizar a eficiência térmica e o consumo de combustível. A válvula de controle de fluxo de ar tem múltiplas seções (Tumble Control Valve – TCV) para obter um fluxo ideal na admissão, podendo abrir em vários ângulos nesse coletor. O novo Sentra conta também com quatro programas de modo de condução: o “Normal” – para melhor equilíbrio entre aceleração e dirigibilidade em qualquer condição –, o “Sport” – para manter a marcha mais baixa com rotações mais altas –, o “Manual” – para controle do motorista da velocidade e da aceleração por seleção de marcha pelas “borboletas” atrás do volante – e o “Eco” – ajusta a entrega de energia e a resposta do acelerador para o consumo ser reduzido de 5% a 10%.

O novo Sentra oferece equipamentos de série inéditos entre os modelos com três volumes no Brasil. Somente o sedã da Nissan tem no mercado brasileiro itens como visão 360 graus inteligente e detecção de objetos em movimento (AVM mais MOD), alertas de tráfego cruzado traseiro e de atenção do motorista, bancos com tecnologia Zero Gravity, controle dinâmico de chassi integrado, partida remota do motor via controle de ignição e sistema premium de som Bose com oito alto-falantes.

A partir da versão Advance, o carro vem bem completo, com preço de R$ 148.490. A configuração é acompanhada da topo de linha Exclusive (com chegada prevista para o final de março), a R$ 171.590, enquanto a Exclusive com interior premium sai por R$ 173.290. As opções de cores do novo sedã médio são quatro e nenhuma acrescenta valor algum ao preço final do carro: Branco Diamond e Cinza Grafite – ambas com teto Preto Premium –, Prata Classic e Preto Premium. Em um primeiro momento, o novo Sentra foi colocado para compra em uma hotsite especial com cem unidades. No endereço www.novosentra.nissan.com.br ou pela seção “Compre Agora” do site da Nissan é possível reservar o modelo após o preenchimento de um cadastro, escolher uma versão e a concessionária para fazer o pagamento do sinal de R$ 2 mil. Os compradores desse lote recebem como cortesia um kit com itens exclusivos.

Experiência a bordo

Conforto é o “cartão de visita” do novo Sentra. Mais largo e longo em relação à geração anterior, o sedã da Nissan tem um interior com muito espaço, com “pitadas” de luxo. O motorista tem à disposição um “cockpit” confortável e com ajustes elétricos da posição de seu banco e de altura e de profundidade da direção. O volante – em forma de “D” e com base achatada – oferece uma boa “pegada”. Bem ao seu alcance, o motorista conta com acesso às funções de conforto e segurança, como as “borboletas” de mudança de marchas e o acionamento do piloto automático. A nota baixa em termos de ergonomia fica por conta do freio de mão – que destoa da modernidade do habitáculo e é acionável por um anacrônico pedal à esquerda do freio, como no hatch elétrico Leaf. Colorido e de 7 polegadas, o painel de TFT facilita a visualização das informações do computador de bordo, com funções de medição de consumo médio de combustível, tempo de viagem, velocidade média, autonomia, temperatura externa, aviso de abertura das portas, quilometragem total e parcial e mensagens de alerta. A central multimídia tem tela “touchscreen” de 8 polegadas, e o motorista conta com uma eficiente câmera traseira de estacionamento.

Para acomodação de objetos, o novo Sentra tem seis espaços na frente, cinco atrás e oito porta-copos (quatro na dianteira e quatro para o pessoal de trás). Outro destaque é o compartimento no console central, embaixo do apoio de braço, com 7,7 litros de capacidade. Um ambiente ligado aos equipamentos móveis contempla três entradas USB para carga de aparelhos (duas na frente, uma delas do tipo C, de carga mais rápida, e uma atrás). O acabamento dos bancos pode ser em preto ou em dois tons. Todos trazem o conforto da tecnologia Zero Gravity, aliviando a tensão nas costas e proporcionando viagens mais longas sem qualquer tipo de cansaço. O acabamento dos bancos nas versões Exclusive são em couro claro, um material com inegável qualidade, e costuras em forma de diamante, casando bem com os revestimentos internos, com simulação aparente de fibra de carbono em algumas partes. O ar-condicionado é automático digital de duas zonas.

Primeiras Impressões

Nova Odessa/SP - O teste de avaliação do novo Sentra percorreu boa parte da capital de São Paulo – com seu trânsito sempre complicado – e a Rodovia dos Bandeirantes até o Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa, em um total de quase 200 quilômetros. E não é de mais afirmar que o novo Sentra, em relação a todas as outras gerações, só tem de igual o nome. Rodando sempre bem silencioso, o novo motor 2.0 aspirado logo mostra suas qualidades e a combinação com o câmbio tipo CVT, no caso do Sentra, XTronic com 8 marchas simuladas. Com reacelerações vigorosas e sem qualquer sensação das trocas de marchas, se o motorista quiser apressar as coisas, pode usar os “paddles shifters” para assumir o controle das mudanças do câmbio. De fato, o casamento de um motor aspirado com uma transmissão CVT sempre deu certo. A cavalaria – de 151 no total – e os 20 kgfm de torque estão sempre prontos para agir. Não existem desperdícios de força.

Outro ponto notável do novo Sentra é a estabilidade. Por ser mais largo e por ter pneus com mais banda de rodagem – mas principalmente pela correta recalibração da suspensão –, o sedã médio se “agarra ao chão”. O motorista pode abusar à vontade do pedal da direita que o carro não escapa nem de frente nem de traseira nas curvas “mais fortes”, por extensão. Conforme a Nissan, o novo Sentra acelera de zero a 100 km/h em 9,4 segundos e pode chegar a 200 km/h, nas duas versões, pois o “powertrain” é exatamente o mesmo. Segundo o Inmetro, o carro tem consumo urbano de 11 km/l e rodoviário de 13,9 km/l. Quanto aos equipamentos e auxílio ao motorista, o novo Sentra tem tudo – ou quase tudo –, como controle de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa, monitoramento de pressão de pneus, alertas de fadiga e de tráfego cruzado traseiro, câmera de ré e sensores dianteiro e traseiro de estacionamento, além de airbgs frontais, laterais e de cortina. O novo Sentra é um carro cativante e tem potencial para conquistar um espaço respeitável no segmento de sedãs médios.

Ficha técnica

Nissan Sentra

Motor: 2.0, aspirado, quatro cilindros, 16V, controle elétrico VTC (e-VTC), injeção direta, ciclo de Atkinson, EGR refrigerado e alta taxa de compressão, 1.997 cm3, sistema avançado de partida remota pelo controle de ignição

Potência: 151 cavalos a 6 mil rpm

Torque: 20 kgfm a 4 mil rpm

Transmissão: CVT XTronic com 8 marchas simuladas, opção de trocas sequenciais em “paddles shifters”, função D-Step

Aceleração: de zero a 100 km/h em 9,4 segundos

Velocidade máxima: 200 km/h

Direção: elétrica com assistência variável

Tração: dianteira

Carroceria: sedã médio para cinco pessoas

Suspensão: dianteira tipo MacPherson, molas helicoidais, traseira eixo de torção, molas helicoidais

Dimensões: 4,76 metros de comprimento, 1,81 metros de largura, 1,50 metro de altura, 2,77 metros de entre-eixos

Rodas e pneus: liga leve de 17 polegadas diamantadas, pneus 215/50 R17

Freios: a disco nas quatro rodas, ABS, controle eletrônico de frenagem (EBD), assistência de frenagem (AB)

Porta-malas: 466 litros

Peso: 1.405 quilos

Tanque de combustível: 47 litros

Preços: Advance R$ 148.490, Exclusive R$ 171.590, Exclusive com interior premium R$ 173.290




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Postado por Nathália Coelho, no dia 25/03/2023 - 10:20


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