Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 16° Agora: 26° Domingo, 28 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,116 Euro agora: R$ 5,470
Saúde


JORNAL EKOSOM - Endoscopia: o que é e para que serve?



 

Apesar de muitos já terem ouvido falar, não são todos que realmente entendem o que é uma endoscopia, para que ela serve e outros detalhes a respeito do exame.

Esse teste fornece diversas informações importantes a respeito de nosso sistema digestivo, e é fundamental para que seja possível cuidar de doenças que afetam essa importante parte de nosso corpo.

Quer saber tudo a respeito da endoscopia, como para que ela serve, como o procedimento é realizado, quais problemas ela é capaz de identificar e o preparo para realizar o exame? Então continue acompanhando o artigo e boa leitura!

Endoscopia digestiva alta: o que é esse procedimento?

A Endoscopia trata-se de um procedimento médico que, por meio de um tubo flexível muito fino, que possui uma câmera em sua extremidade, investiga, ao vivo, as imagens das cavidades ocas do corpo.

Esse exame é capaz de analisar mucosas do esôfago, estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado) e, assim, permitir que os médicos possam analisar e descobrir o que está afligindo o paciente.

E é de extrema importância para quadros de gastrite, esofagite, tumores e doenças como hérnias de hiato e estágios iniciais do câncer de estômago, sendo essencial para a prevenção da doença.

Como é realizada a endoscopia
Quando um paciente se submete a uma endoscopia, ele é sedado através de sedativos intravenosos. Há essa necessidade porque o procedimento pode ocasionar náuseas.

O tempo de sedação é curto, sendo suficiente apenas para o exame ser concluído.

Após a sedação, é colocado um protetor na boca do paciente para evitar que o endoscópio seja mordido. Essa máquina é, então, inserida via oral até o esôfago e estômago, até chegar ao duodeno.

Agora, são capturadas imagens que serão transmitidas em tempo real para uma máquina, permitindo assim a avaliação adequada dos órgãos e diagnóstico de possíveis alterações.

Por fim, o equipamento será removido da pessoa que se submeteu ao exame.

O resultado da pesquisa pode demorar a depender do local em que é feita e o que foi pedido para a ser analisado. Com os resultados em mãos, basta levá-los ao seu médico que fez a solicitação do exame para que ele dê início ao tratamento.

Problemas do trato digestório identificados pelo exame

Existem algumas doenças que podem ser identificadas através de uma endoscopia.

Problemas no trato digestório são bem comuns, e compartilham da característica de desconforto / dores após refeição, dores abdominais moderadas ou intensas, queimação constante e possíveis enjoos.

Dentre as diversas doenças que podem ser descobertas no teste, as mais comuns são:

●Gastrite;

●Doença celíaca;

●Tumores;

●Doenças de refluxo gastroesofágico;

●Esofagite;

●Cânceres.

É importante ressaltar que grande parte das doenças podem se agravar com o passar do tempo. Dessa forma, o diagnóstico precoce é a melhor forma de tratamento para tais enfermidades.

Ou seja, quanto mais cedo a doença for detectada, maiores serão suas chances de cura, pois o tratamento será mais efetivo.

Como é o preparo para realizar a endoscopia? Posso sentir dor?
O exame em si não causa dor, visto que ele é feito sob a sedação do paciente. No entanto, uma pessoa que se submeteu ao teste pode passar por efeitos colaterais como:

●Desconforto na região da garganta;

●Distensão abdominal;

●Náuseas.

É obrigatório que, no dia do exame, o paciente vá acompanhado por algum parente ou pessoa que confie, para lhe ajudar com a locomoção e que possa socorrê-lo caso um dos sintomas citados apareça.

A preparação para o exame
Para se preparar para a endoscopia, recomenda-se que a pessoa faça uma dieta leve no dia anterior, e que não coma alimentos difíceis de digerir, como carnes vermelhas, por exemplo. O estômago precisa estar completamente vazio e em jejum absoluto de oito horas antes do teste.

Além disso, em alguns casos, os médicos podem pedir a suspensão de algum medicamento contínuo que a pessoa faça uso.

Contraindicações
Esse teste não é recomendado para lactentes ou gestantes em trabalho de parto.

Em casos onde o paciente tenha problemas cardíacos, respiratórios ou neurológicos, é necessário que conte ao seu médico para que ele possa avaliar se a endoscopia é a melhor alternativa.

Faça a sua endoscopia na Ekosom!
Agora que já sabe o que é uma endoscopia, a importância do exame e outros detalhes a respeito, é hora de conhecer uma clínica onde pode passar pelo teste sem preocupações.

Aqui na Ekosom, nós contamos com uma equipe de ponta e as últimas tecnologias do mercado para garantir que seus exames tenham resultado preciso, a fim de agilizar o seu tratamento.

Quer garantir qualidade, segurança e agilidade na hora que for passar por essas ou outras pesquisas sobre seu quadro clínico? Então entre em contato com nossos atendentes agora mesmo, marque uma consulta e venha conhecer a Ekosom!

Agende sua consulta e exame!

Unidade Ekosom Lafaiete: Avenida Professor Manoel Martins, 687, Centro.

Ligação e WhatsApp: (31) 3764-5100

Ekosom Congonhas: Rua Magalhães Pinto, 140 - Centro
Ligação: 0800 000 2533 WhatsApp: (31)3731-2533

Unidade Núcleo Vida Lafaiete: Avenida Professor Manoel Martins, 687, 2º andar - Centro.

Contato: (31)3721-6979 - (31)3721-4464




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 09/01/2023 - 18:15


Comente esta Notícia