Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 14° Agora: 16° Sábado, 18 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,103 Euro agora: R$ 5,544
Região


Ouro Branco e Polícia Ambiental buscam formas de combater crimes ambientais



Foto: Reprodução/PMOB

 

Na última semana, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Ouro Branco Neylor Aarão esteve no 2º pelotão da 13ª Cia de Meio Ambiente da Polícia Militar do Estado, em Lafaiete. Ele estava acompanhado do tenete Felipe e o sargento Daniel. A visita buscou avaliar formas de cooperação na repressão e fiscalização de crimes ambientais.

A ideia é agirem de forma organizada, alinhando ações que necessitem de inteligência e compartilhamento de informações e esforços. Na oportunidade também foi verificada pelo secretário Neylor a necessidade de mais apoio a infraestrutura, recursos humanos efetivos e equipamentos para melhorar o alcance de cobertura e apoio nas funções, tendo em vista que o 2* Pelotão da 13* Cia de Meio Ambiente atende uma área com 18 municipios, além de Ouro Branco, sendo eles: Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Catas Altas da Noruega, Itaverava, Santana dos Montes, Caranaíba, Carandaí, Cristiano Otoni, Casa Grande, Congonhas, Jeceaba, Belo Vale, Moeda, Desterro de Entre Rios, Entre Rios de Minas, Jeceaba e São Brás do Suaçuí.

Neylor Aarão destacou a importância da Polícia Militar Ambiental no apoio nas ações dos órgãos executivos ambientais, sobretudo em operações de fiscalização que demandam segurança com a presença de força policial armada ou ações que possam oferecer riscos à integridade de fiscais ambientais administrativos.

Segundo Neylor a Polícia Militar Ambiental se destaca, dentre outras, nas seguintes áreas de atuação:

* Fiscalização: no transporte de produtos e subprodutos florestais; na repressão ao tráfico de animais; no desmatamento ilegal de florestas e queimadas; nos criadouros de animais silvestres.
* Repressão a atividades poluidoras;
* Atividades de Educação Ambiental;
* Cooperação com as Promotorias de Justiça do Meio Ambiente e Secretarias de Meio Ambiente, fornecendo apoio, relatórios e laudos necessários para dar início a procedimentos investigativos administrativos e à ação penal e civil de reparação de danos ao meio ambiente.





Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Mariana Carvalho, no dia 05/12/2022 - 11:12


Comente esta Notícia