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Cultura


Projeto Geração Música completa Oficinas em instituição de Conselheiro Lafaiete

Atividades se iniciaram em maio, com formação musical gratuita para crianças e jovens



Foto: Daniel Silva

 

O Projeto “Geração Música” chegou ao Centro de Promoção da Criança e do Adolescente Nossa Senhora Menina (CEPROI) “Roda Moinho”, de Conselheiro Lafaiete (MG), no mês de maio, desenvolvendo oficinas de iniciação em música gratuitas para crianças e jovens, com o objetivo de despertar o interesse e potencial musical dos alunos. Cerca de 120 pessoas puderam contemplar a apresentação gratuita de um concerto repleto de sons, ritmo e harmonia, realizada pelos alunos no Centro de Promoção da Criança e do Adolescente Nossa Senhora Menina (CEPROI) “Roda Moinho”, no dia 04 de novembro, para marcar o encerramento das atividades.

As oficinas musicais aconteceram na instituição durante seis meses, onde 60 crianças tiveram acesso a instrumentos de corda, sopro e percussão para as aulas práticas, e contaram com a parceria do Grupo Musical Ungambikkula, uma tribo que busca harmonia e consciência através dos pilares de ensino musical, formados pelo Instituto de Artes da Unicamp em Campinas – SP.

Neste ano, o Projeto “Geração Música” está sendo executado em diferentes cidades dos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, e também no Distrito Federal. Em 2019, “Geração Música” contemplou crianças e jovens na Bahia, com 60 crianças beneficiadas com a aprendizagem musical, auxiliando na concentração e memória, comunicação, expressão corporal, e desenvolvimento social e emocional.

O Projeto “Geração Música” é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e realizado pelo Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura. O Projeto “Geração Música” é uma produção da Incentivar, e em Conselheiro Lafaiete conta com o patrocínio da J. Mendes.

Sobre a J. MENDES: Empresa mineira, ao longo de 56 anos ampliou seus negócios aos segmentos de Mineração, Agronegócio, Gestão de Imóveis, Gestão de Terminais e Aviação. Constantes investimentos em desenvolvimento, tecnologia e pesquisas a colocam entre as empresas mais reconhecidas do Brasil.

Sobre o Ministério do Turismo: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).




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Postado por Mariana Carvalho, no dia 09/11/2022 - 16:58


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