Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 14° Agora: 27° Domingo, 12 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,158 Euro agora: R$ 5,550
Comunidade


Homenagem a jogador lafaietense de 91 anos vira documentário



 

Dia 9 de agosto, o multicampeão Zagallo completou 91 anos. “De presente”, o Velho Lobo recebeu alta, após ter ficado doze dias internado. Se lá celebramos a saúde do 'mestre', aqui comemoramos a disposição de Jairinho Bitencourt, o 'Delegado', que fez 91 anos em janeiro e que já tem festa preparada para o janeiro que vem. A família, a vida, a pescaria e o futebol são suas paixões. Amante do Fluminense/RJ e de uma boa cachaça, Jairinho emendou: "Não posso beber cachaça perto da minha mulher, porque se ela ver, vai querer também".

Uns o chamam de sacana, outros, de o 'rei da anedota', o contador de causos, o 'patriarca da ACL', a alegria das pescarias, e por aí vai. O certo é que desde a época da juventude – isso se vai há mais de 70 anos – seja no exército, como atleta do Aimoré, na criação do Juizado Especial, nas pescarias, ele sempre produziu histórias, as mais hilariantes, irreverentes, peculiares e folclóricas. E sua alegria e irreverência contagiam geral, o que o torna um ‘garoto’ entre os associados da Associação dos Cinquentões Lafaietense (ACL) - entidade com participação restrita a sócios com idade acima dos 50 anos.

Só um 'bonachão' ou um apaixonado atleta com este espírito consegue estar atuando numa pelada semanal, há tantos anos e com tanta vivacidade. Jairinho participa ativamente das jogadas, troca passes e atua normalmente. Há tempos, os amigos e familiares comentam a possibilidade de levar esta façanha e transformá-la em uma matéria numa das redes de tv da capital. Para tanto, antecipando a homenagem do 'Dia dos Pais', no domingo dia 7, foi feita uma filmagem registrando desde o sair da cama, às 6 da manhã, até o final das duas peladas da ACL, que são fechadas com o churrasco no campo, em Almeidas.

A reportagem do Jornal CORREIO e da Rádio CIDADE 98 FM foi convidada a participar do evento, acompanhando as homenagens de companheiros e 'vítimas' das 'zuações' de Jairinho. Entre eles, o juiz José Aloísio, o presidente José Sebastião 'Canela', Tião Dalavedova e os doutores Ademir Lopes e Luiz Flávio, além do emocionado filho, João Paulo (que falou da paixão do pai pela ACL), dona Aparecida, a esposa, e demais familiares. Cerca de sessenta atletas participaram das duas peladas domingueiras e, no intervalo, foi feita a homenagem, que faz parte deste documentário. "Estou agradecido, sensibilizado e honrado", relatou Jairinho, ao receber do filho a placa comemorativa.


E o Tião Dalavedova citou uma das 'artes' de Jairinho, em relação a um júri, já que eles participavam do corpo de jurados da Vara da Justiça lafaietense. "Eu e o Odair da Silva (outro jurado convocado) chegamos à escada de entrada do antigo fórum (Praça Barão de Queluz) e o Jairinho estava no primeiro degrau. Um advogado passou por nós e, ao chegar lá em cima, o Jairinho falou alto que ‘naquele dia ele estava 'com a cachorra', e que até se a mãe dele estivesse sendo julgada, ele votaria pela condenação. Eu me aproximei do Jairinho e perguntei se estava tudo bem. Então, ele me disse que ‘naquele dia de sol, ele queria era jogar uma pelada e tomar uma cerveja’.

Ao iniciar o júri, o Jairinho foi o terceiro a ser sorteado pelo juiz. Então, o advogado de defesa recusou-o como jurado". Aí ficou explicado o porquê da fala alta para o advogado ouvir, na escadaria. Assim, o Jairinho pôde ir tomar sol e cerveja", relatou Dalavedova. Em dezembro de 2018, em mais uma reportagem, em uma festa da ACL no Flamengo, o 'Delgado' eternizou a seguinte frase: "Um dia sem uma boa risada é um dia perdido". Bom, analisando, este é o segredo que faz esse cara ser tão espirituoso e divertido aos 91 anos. Um ‘vovô-menino’ com quase cem que provoca o rejuvenescimento em quem tem o prazer e a oportunidade de conviver com ele. (Amauri Machado)

Ladeado por Canela, João Paulo, Adriano, Juarêz e José Rock, Jairinho era filmado para o documentário





Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 22/08/2022 - 17:48


Comente esta Notícia