Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 16° Agora: 16° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,116 Euro agora: R$ 5,480
Saúde


JORNAL EKOSOM - Ortopedista: saiba quando procurar um especialista em ortopedia



 

Muitas pessoas que sofrem com dores na coluna não sabem quando procurar um ortopedista. Por isso, acabam sofrendo com o desconforto por muito tempo, até decidirem que é o momento de buscar um especialista. 

Para evitar o incômodo que pode impedir de realizar tarefas diárias e até mesmo afetar o trabalho, saber a hora certa de ir ao médico é fundamental. A seguir, entenda o que pode estar envolvido nas dores na coluna e quando procurar um ortopedista!

Principais causas de dores na coluna

Antes de saber quando procurar um ortopedista, é preciso conhecer as principais causas das dores na coluna. Ainda que esse desconforto possa estar relacionado à má postura musculatura, também pode ser causado por doenças crônicas e lesões. Confira.
Lesão Muscular
Seja em esforço realizado para tarefas domésticas, exercícios físicos ou no trabalho, a lesão muscular pode ser uma das causas de dores na coluna. Com a postura inadequada, essas lesões se tornam comuns também após situações de tensão e estresse, e movimentos repetitivos.
Problemas crônicos
Outra causa comum de dores na coluna são os problemas crônicos, afetando ossos, tendões e músculos. Para pessoas com casos de osteoporose e osteopenia na família (doenças crônicas reumatológicas), é importante fazer avaliações regularmente, especialmente com o avanço da idade. Assim, é possível identificar qualquer comprometimento das estruturas precocemente, evitando danos no futuro. 

Além disso, problemas como bursite e tendinite, doenças crônicas muito comuns em mãos, ombros e joelhos, podem comprometer também a coluna. Essa situação é comum em pessoas que realizam movimentos repetitivos. Por isso, essas pessoas devem ficar alerta, sabendo quando procurar um ortopedista.

Traumas
Existem diferentes tipos de traumas físicos que podem causar dores na coluna, como acidentes, quedas, torções e pancadas. Afinal, é comum que alguns sintomas, como as dores apareçam mesmo após o início da recuperação.

Contudo, isso não quer dizer que não é necessário ir ao médico. Na verdade, esse é o momento de buscar avaliação, visto que a área afetada está causando incômodo constante. Em situações como essa, é possível que existam lesões graves, que somente o ortopedista pode avaliar.

Como aliviar as dores?
Existem algumas formas de aliviar as dores na coluna, melhorando o desconforto ao longo do dia. Além disso, alguns destes cuidados podem ser realizados periodicamente, ajudando também na prevenção. Você pode diminuir as dores na coluna ao:

·repousar em posição confortável, com a coluna alinhada;

·realizar compressa quente ou deixar água quente correr no local da dor durante o banho;

·fazer sessões de massagem e quiropraxia;

·realizar alongamento para as costas, aliviando as dores e a tensão muscular;

·fazer exercícios de respiração e meditação;

·fazer exercícios que ajudam no fortalecimento da musculatura das costas.

Além disso, saber quando procurar um ortopedista é a melhor forma de aliviar as dores. Somente um profissional é capaz de identificar as causas, realizando o diagnóstico adequado e o tratamento eficaz.

Quando procurar um ortopedista?

É importante ressaltar que sentindo as dores é o momento de procurar um profissional especializado em ortopedia, evitando a automedicação. Esse especialista diagnostica, trata e acompanha doenças ligadas aos ossos, músculos, ligamentos e articulações. 

Por isso, busque um profissional para realizar o diagnóstico adequado baseado em exames que ajudam a analisar a integridade e possíveis inflamações nos ligamentos, músculos, tendões e ossos. Entre os testes mais comuns solicitados pelo ortopedista, estão:

·raio-X: exame usado para observar fraturas nos tecidos moles, identificando, por exemplo, irregularidades na coluna e suspeitas de hérnia de disco;

·densitometria óssea: essa avaliação é feita no corpo todo, avaliando a densidade óssea e composição. O exame é fundamental para acompanhamento de casos de osteopenia e osteoporose;

·ultrassom: outro exame muito solicitado pelo ortopedista, que ajuda a verificar a função e o grau de comprometimento do membro afetado. É muito usado em pacientes com suspeita de tendinite e outras inflamações.

Agora que você já sabe mais sobre as dores na coluna e quando procurar um ortopedista, é importante aderir aos cuidados que podem prevenir o desconforto. Além disso, evitar a automedicação e, ao identificar quaisquer sintomas atípicos, procure um profissional. Assim, é possível evitar que problemas se tornem crônicos, resultando em dores constantes na rotina.

Gostou dessas informações? Então, conheça mais conteúdos como este em nosso blog!
www.ekosom.com.br

Conte com os ortopedistas da Núcleo Vida.

Agende sua consulta.

Unidade Conselheiro Lafaiete: Avenida Professor Manoel Martins, 687, Centro, Conselheiro Lafaiete.
Telefone e WhatsApp: (31)3721-4464
Unidade Congonhas: Rua Magalhães Pinto, 140, Centro, Congonhas.
Telefone: 0800 000 2533 | WhatsApp: (31)3737-2533
Agende seus exames na Ekosom.
Conselheiro Lafaiete: Avenida Professor Manoel Martins, 687, Centro, Conselheiro Lafaiete.
Telefone e WhatsApp: (31)3764-5100
Unidade Congonhas: Rua Magalhães Pinto, 140, Centro, Congonhas.
Telefone: 0800 000 2533 | WhatsApp: (31)3737-2533

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 22/08/2022 - 14:50


Comente esta Notícia