Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 16° Agora: 19° Domingo, 28 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,116 Euro agora: R$ 5,510
Saúde


JORNAL EKOSOM - Ultrassom na gravidez: o que dá pra ver do bebê em cada mês



 

O ultrassom na gravidez tem diferentes objetivos para cada fase da gestação. Por isso, é indicado a realização deste exame a cada trimestre, como forma de acompanhar a evolução do bebê. De acordo com o período escolhido para realizar o ultrassom é possível visualizar diferentes formas do bebê. 

Por isso, o acompanhamento gestacional por meio do pré-natal é fundamental, assegurando a saúde do bebê e evitando riscos para ele e para a mãe. A seguir, veja o que pode ser visto em cada trimestre com o ultrassom obstétrico!

Qual o ultrassom usado na gravidez?

O ultrassom obstétrico é um exame utilizado para acompanhar o desenvolvimento do bebê durante a gestação. O teste serve para identificar não só a idade gestacional, como também avaliar o crescimento e vitalidade do bebê, assim como detectar a possibilidade de gestações múltiplas e auxiliar no diagnóstico de possíveis malformações fetais.

Ultrassom morfológico
O ultrassom mais utilizado para a gestação é o morfológico, em que o médico desliza um transdutor sobre a barriga da gestante com auxílio de gel. Com ele, pode ser visualizada a posição do bebê, seu tamanho, acompanhar as movimentações no útero e verificar os batimentos cardíacos. Contudo, outros tipos de ultrassom também são realizados durante a gestação, como o transvaginal e o doppler. 

Ultrassom transvaginal
O ultrassom transvaginal é solicitado logo no início da gestação, entre a 7ª e 10ª semana. Durante o exame, o transdutor específico é introduzido pela vagina da gestante, permitindo a visualização dos órgãos na cavidade pélvica. 

O ultrassom transvaginal permite uma boa visualização do embrião, ajudando a identificar se a gestação está devidamente implantada no útero, avaliando a vitalidade do bebê e o número de embriões.

Ultrassom doppler
Com o doppler é possível avaliar os vasos sanguíneos, verificar o fluxo do cordão umbilical e da placenta. Por meio do exame, o médico pode diagnosticar qualquer alteração ou eventual complicação na gravidez. Dessa forma, o ultrassom pode ser realizado em diferentes fases da gestação.

Quais tipos de ultrassom são realizados em cada período da gestação
Existem diferentes tipos de ultrassom usados durante a gravidez. Por isso, vamos esclarecer a seguir, quais são utilizados em determinados períodos gestacionais, assegurando uma gravidez segura para mãe e filho, ajudando a diagnosticar eventuais problemas e impedir graves situações que podem causar sofrimento materno e fetal.

Primeiro trimestre
Como vimos, o ultrassom transvaginal contribui para a visualização do embrião, ajudando a avaliar o número de embriões e sua vitalidade, além de permitir a visualização da implantação no útero.

Além do transvaginal, o ultrassom morfológico também é realizado no primeiro trimestre. Usado para verificar o risco de alterações cromossômicas na gestação, como a Síndrome de Down, frequência cardíaca, ossos nasais e ainda a formação inicial do bebê, avaliando o risco para pré-eclâmpsia (pressão alta durante a gravidez).

Segundo trimestre
No segundo trimestre o ultrassom realizado também é o morfológico. Já neste período, entre a 20ª e 24ª semana gestacional, o exame é usado para diagnosticar malformações do feto com maior precisão. Além disso, também permite que o médico:

·         veja o sexo do bebê;

·         avalie a estrutura do feto, órgãos e formação das estruturas internas;

·         analise condições da placenta e líquido amniótico;

·         realize o diagnóstico de placenta prévia, situação em que a abertura do colo uterino fica bloqueada e é necessário a realização de parto por cesariana;

·         visualize o cumprimento do colo uterino;

·         conheça a possibilidade de risco para parto prematuro.

Terceiro trimestre
 

 

 

Por fim, no terceiro trimestre também é realizado o ultrassom morfológico. Na fase final da gestação o exame permite a visualização completa do bebê. Geralmente realizado na 34ª semana, esse ultrassom obstétrico permite:

· avaliar das condições da placenta e quantidade de líquido amniótico;

· visualizar a posição do bebê no útero, auxiliando na escolha do parto;

· analisar o crescimento e desenvolvimento adequado do bebê, com peso e altura;

· ajudar no acompanhamento de gestantes com placenta prévia e diabetes gestacional.

Para pais que desejam conhecer o rosto do bebê ainda no útero, o ultrassom morfológico em 4D é indicado, permitindo que a criança seja vista com grande precisão. Assim como o morfológico, o ultrassom doppler pode ser realizado em qualquer momento da gravidez, sendo somente o exame transvaginal indicado para o início do período gestacional.

O ultrassom na gravidez é uma das principais formas de acompanhar a gestação e o desenvolvimento do bebê durante todo o período, detectando problemas e evitando graves consequências para mãe e bebê. Por isso, o acompanhamento pré-natal é fundamental, contribuindo para a saúde e bem-estar de ambos durante todos os meses de gestação.

Quer saber mais sobre a importância de exames como o ultrassom? Então, conheça mais conteúdos como este em nosso blog!

www.ekosom.com.br

Agende seu exames

Unidade Conselheiro Lafaiete : Avenida Professor Manoel Martins, 687 , Centro Cons. Lafaiete

Telefone e whatsapp: (31) 3764-5100

Unidade Congonhas: Rua Magalhães Pinto, 140, Centro, Congonhas

Telefone: 0800 000 2533 | Whatsapp: (31) 3731-2533




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 12/08/2022 - 14:00


Comente esta Notícia