Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 27° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,108 Euro agora: R$ 5,462
Cultura


Face chega a sua 20ª edição homenageando pilares da cultura local



 

Depois de 20 anos de existência, amadurecimento, formação e andanças por diversos festivais, surgiram coragem e condições para que o Centro Cultural Casa do Teatro pudesse idealizar e promover em Lafaiete a 1ª Minas Mostra Teatro. O evento, realizado em outubro de 2000, ganhou forma e configurou-se como o 1º Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete (Face). A iniciativa contou com o apoio da Federação de Teatro do Estado de Minas Gerais (Fetemig) e teve três dias de duração, abrindo as portas para o que se tornou um dos maiores eventos culturais da região e um dos mais importantes festivais de teatro de Minas Gerais.

Buscando obter respaldo junto ao poder público e ao comércio local, já na preparação do primeiro evento, os organizadores resolveram eleger um patrono, um homenageado que receberia a honraria e, ao mesmo tempo, conferir credibilidade ao Festival que começava. Assim, a primeira agraciada foi a professora, atriz e musicista Geraldina Ramos, mais conhecida como Dona Didi Ramos. O evento que surgia não tinha pretensões de acontecer uma segunda vez, mas ganhou o público lafaietense e tornou-se esperado todos os anos.

Diferente do primeiro, os demais passaram a acontecer no mês de julho - período das férias escolares. Recebendo grupos e espetáculos de diversas cidades, Lafaiete tornou-se destino de artistas do Brasil inteiro no período do Face e, pelo que percebemos, o maior atrativo é o público acolhedor e cativo, que lota todos os espaços que sediam o evento: a cidade se transforma com o teatro e as pessoas circulam de um lado para o outro, procurando um espetáculo para levar as crianças durante o dia ou se divertir durante as noites.

Do ano 2000 em diante, com poucos intervalos, o Festival persiste há 23 anos e está prestes a realizar a sua 20ª edição, homenageando o artista plástico Hélcio Queiroz: um dos idealizadores e pilares do Ponto de Cultura Amar. Entre o primeiro e o vindouro Festival, o Centro Cultural desfilou nomes de personalidades da nossa Cultura, todos eles presentes nas suas respectivas homenagens, uma vez que a instituição organizadora preconiza que “o melhor reconhecimento deve ser feito às pessoas em vida”.
São eles:
1º. Professora, atriz e musicista Geraldina Ramos (Dona Didi Ramos)
2º. Teatrólogo Cleiber Andrade
3º Museólo Antônio Perdigão
4º Poetisa Avelina Maria Noronha
5º Radialista e atriz Zuleika Dutra
6º Dramaturgo Marco Antônio da Cruz
7º Colunista social Lourdes Barbosa
8º Historiador João Batista Bellavinha
9º Matriarca circense Dona Darcília Campos
10º Empresário das comunicações Dr Agostinho Rezende Campos
11º Promoter e agente cultural Penha Alves
12º Poeta Osmir Camilo
13º Professora e escritora Efigênia Janoni
14º Carnavalesco e violeiro Valter Salgado
15º Cantora Mary Luce
16º Professor, escritor e ator Paulo Antunes
17º Ativista cultural Margarete Machado
18º Ator e diretor Carlão Souza
19º Atriz e promoter Talita Nascimento
20º Artista plástico Hélcio Queiroz

A cada um, nossa homenagem cheia de agradecimento, não pelo que fizeram ao Centro Cultural, mas ao que fizeram à cidade e à nossa arte, nossa cultura e aos nossos artistas. Gratidão sempre!

Acompanhe a série de reportagens sobre a Casa do Teatro de Lafaiete, no Correio Online, acessando o QR Code.

Geraldo Lafayette
Teatrólogo e Secretário de Cultura
glafaiete@gmail.com




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 12/07/2022 - 18:00


Comente esta Notícia