Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 28° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,109 Euro agora: R$ 5,478
Região


Coral Cidade dos Profetas se apresenta em Entre Rios de Minas nesta quinta-feira; Lafaiete receberá o grupo na próxima semana



Foto: Pedro Vilela

 

Coral Cidade dos Profetas chega a Entre Rios de Minas com  a série "Concertos Itinerantes" na quinta-feira (05/08)

Após interromper as atividades por mais de um ano, em funçao da pandemia da Covid-19, o Coral Cidades dos Profetas lança a série "Concertos Itinerantes" na próxima quinta-feira. Nesta quinta-feira, 5 de agosto, o grupo irá se apresentar em Entre Rios de Minas na Igreja Nossa Senhora das Brotas, às 20h. A entrada é gratuita. O evento seguirá os protocolos de segurança e medidas sanitárias. Na agenda de próximas cidades estão Ouro Preto (14/8), Conselheiro Lafaiete (15/8) e Congonhas (22/8).

Viabilizado por patrocínio com o Instituito Cultural Vale e recursos da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto visa resgatar compositores setecentistas. "A cada recital um compositor do período Colonial, como Manoel Dias de Oliveira, Joaquim José Emerico Lobo de Mesquita, Padre João de Deus de Castro Lobo, Marcos Coelho Neto e Jerônimo de Souza Lobo, será homenageado, com a intenção de revelar às novas gerações sua obra e sua biografia, e de aproximar este patrimônio imaterial de um público mais amplo, durante as apresentações em igrejas, reproduzindo a mesma atmosfera do período colonial", explica o maestro do Coro, José Herculano Amâncio.

São Brás do Suaçuí, São João del Rei e Tiradentes são outras cidades selecionadas para receber a visita do coral. "Essas cidades foram escolhidas porque mantém a tradição da Música Colonial. Quando cantamos é como se a arquitetura barroca ainda presente em alguns aspectos destes lugares ganhassem sua trilha sonora", conclui o tenor Antônio Maria Reis, um dos integrantes do grupo.


Repertório:

- Missa Pequena - Kyrie (Joaquim de Paula Souza)
- Jaculatória (Anônimo)
- Sicut Cedrus (Anônimo)
- Moteto O Vere Christe (José Joaquim da Paixão)
- Matinas do Natal - Responsório I (Anônimo)
- Tota Pulchra es Maria (Anônimo)
- Padre Nosso (Lobo de Mesquita)
- Ave Maria (Lobo de Mesquita)
- Stabat Mater (Lobo de Mesquita)
- Ofertório de Nossa Senhora da Assunção (Anônimo).


 Sobre o Coral


Especializado na interpretação de música sacra antiga de Minas Gerais, e com três CDs gravados _ "Missa em Fá de Lobo de Mesquita", "Mestres do Colonial Mineiro" e o disco "Louvor à Virgem Maria" _ o Coral Cidade dos Profetas desenvolve, nestas mais de  três décadas de atuação, desenvolve o pioneiro trabalho de proteção deste patrimônio imaterial do País. Formação, difusão e promoção são bases das atividades desenvolvidas pelo grupo, sediado na cidade histórica de Congonhas.

Minas Gerais, nos séculos 18 e 19, protagonizou um apogeu criativo incomum com a presença de centenas de compositores _ grande parte deles atualmente desconhecidos _, e que trabalharam na criação de músicas para as celebrações litúrgicas que regiam a vida cotidiana. O tempo passou e a execução deste legado criativo do nosso povo foi deixando de acontecer, até que se restringiu basicamente aos acervos de poucas instituições de memória dedicadas à proteção das antigas partituras. O Coral Cidade dos Profetas surgiu com a proposta de divulgar esta rica musicalidade, símbolo da época do apogeu do Ciclo do Ouro.

A trajetória incomum do grupo vem proporcionando oportunidades de realização de centenas de concertos, bem como sua participação nos principais eventos culturais do interior do Estado, como Festivais de Inverno, Encontros de Corais Nacionais e celebrações litúrgicas das cidades históricas como a Semana Santa. 

Mantido pela Associação Cultural Canto Livre, o Coral oferece gratuitamente, além da produção cultural, formação musical para pessoas de 12 a 80 anos, sendo reconhecido como uma das mais autênticas manifestações culturais de Minas. Toda sua trajetória foi, recentemente, registrada no documentário "Coral Cidade dos Profetas e a Música Antiga e Minas", disponível no Youtube, no canal oficial do Coral Cidade dos Profetas. Clique aqui para conhecer.

 

Serviço
Série de Concertos Itinerantes
Quinta-feira, 5 de agosto, às 20h 
Entre Rios de Minas - Igreja Nossa Senhora das Brotas
Entrada gratuita




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Mariana Carvalho, no dia 04/08/2021 - 19:12


Comente esta Notícia