Tempo em Lafaiete: Hoje: 27° - 15° Agora: 19° Terça, 07 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,074 Euro agora: R$ 5,446
Política


“MG se transformou em um cemitério de obras inacabadas”, disse Romeu Zema em visita a Lafaiete

Vinda à cidade teve o propósito de ouvir as demandas



 

Na tarde desta quinta-feira, 24 de junho, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), visitou Conselheiro Lafaiete e concedeu uma entrevista coletiva para os jornalistas no Solar Barão de Suaçuí. Entre os assuntos destacados, o programa Minas Livre para Crescer, assinatura do decreto municipal de liberdade econômica e sobre a retomada da obra do Hospital Regional foram pautados. Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti Vitor.

Zema disse que o objetivo de sua vinda a Lafaiete e região é para acompanhar o que está acontecendo nas cidades, estar próximo aos prefeitos, profissionais da Educação e do setor produtivo. Em almoço com o vice-prefeito Dr. Marco Antônio e representantes do setor, ele quis saber quais são as demandas e os problemas. Perguntado sobre esse encontro, Fernando Passalio declarou que a cidade assinou um decreto de liberdade econômica, o que representa um grande passo rumo à desburocratização e ao desenvolvimento econômico. “Outras pautas foram repassadas e, nos próximos dias, nós já vamos dar andamento para que possamos achar as devidas soluções. Mas o destaque do dia é assinatura do decreto municipal de liberdade econômica. Conselheiro Lafaiete livre para crescer, hoje é uma realidade”, afirmou.

O secretário destacou também que, entre os pontos firmados no decreto, está a aprovação tácita de um dispositivo que coloca o empreendedor com uma previsibilidade de quando seus pleitos serão atendidos e a possibilidade de adesão à liberação de 701 alvarás para abertura e manutenção de empresas. “É um grande passo na relação com o poder público municipal. Este alinhamento entre Estado e Município, com certeza, vai ajudar a atrair investimentos para Conselheiro Lafaiete”.

Questionado sobre o aeroporto da cidade, Fernando disse que, nos próximos dias, será marcada uma reunião com a Secretaria de Infraestrutura para saber quais são as alternativas viáveis, se existe uma procura e poder encontrar o parceiro correto para ajustar essa solução.

Ao ser indagado sobre a conclusão do Hospital Regional, pauta da reunião que aconteceria nesta sexta-feira, Zema comentou que “Minas Gerais, não muito diferente do Brasil, se transformou em um cemitério de obras inacabadas. Em todas as regiões do Estado, nós temos estradas, pontes, hospitais, UBS, temos de tudo que foi iniciado, muitas vezes com viés eleitoreiro, e depois nunca mais concluído”.

Ele afirma ainda que sua gestão não prometerá obras que não pode cumprir. “Eu falo que nós podemos até ser um governo que desagradamos, no sentido de falar que não dá para fazer, mas nunca vamos ser um governo que enganamos como a grande maioria já foi. Vem, anuncia, solta foguete, ilude a população, que, na minha opinião, é o mais grave, e de repente aquilo está abandonado, interrompido e nunca mais sai”, completou o governador. Segundo ele, amanhã deve ser anunciada a retomada das obras do Hospital Regional cujos recursos serão do termo de reparação assinado com a mineradora Vale.

Atualização

A Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de Minas Gerais informou agora a pouco que, por motivo de força maior, Romeu Zema precisou retornar a Belo Horizonte. A visita ao Hospital Regional nesta sexta-feira, 25 de junho, em Conselheiro Lafaiete, foi cancelada. Assim, às 9h, o governador se reunirá por videoconferência para tratar questões sobre a vacinação contra à Covid-19 em Lafaiete. Em seguida, cumprirá agenda em Ouro Branco e Ouro Preto.

Visitas na manhã desta quinta-feira

Crédito da foto: Marcelo Barbosa / Imprensa MG

Pela manhã, o governador esteve em Moeda, região metropolitana de Belo Horizonte, para entrega da obra de reforma do Posto de Saúde da Família (PSF) Pedra Vermelha, que, há um ano, funcionava de forma improvisada em uma escola. O município tem apenas duas unidades.

Com a reforma e ampliação, o local torna-se adequado para realizar 450 atendimentos médico e odontológico por mês, incluindo consultas, visitas domiciliares, curativos e tratamentos com dentista. Durante pronunciamento, Zema falou da importância de o Governo do Estado contribuir para melhorar o atendimento médico para os mineiros.

Ele esteve também em Belo Vale, cidade vizinha de Moeda, onde se encontrou com o prefeito Waltemir Liberato (MDB) e com os vereadores. Após o encontro, o governador distribuiu máscaras de proteção ao coronavírus e conversou com comerciantes na região central do município durante a caminhada de conscientização no combate à Covid-19.

Informações sobre as visitas da manhã - fonte: Agência Minas

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Mauricio João Vieira Filho, no dia 24/06/2021 - 19:05


Comente esta Notícia