Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 17° Agora: 23° Quinta, 25 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,159 Euro agora: R$ 5,536
Região


Conselheiro Lafaiete quer manter protagonismo regional

Com investimentos em obras, saúde e educação, prefeitura visa a ampliar o atendimento à população



Polo da região do Alto Paraopeba, Lafaiete se destaca como cidade comercial

Conselheiro Lafaiete abre a décima nona semana do especial “Desbravando o  Alto Paraopeba”. Conversamos com o prefeito Mário Marcus Leão Dutra (DEM) sobre os desafios da administração municipal durante a pandemia e os planos para o novo mandato. A gestão busca modernizar a cidade, investindo em obras de infraestrutura, com foco na educação e saúde. Esse trabalho foi realizado em parceria entre Jornal CORREIO, CORREIO Online e Estrada Real FM. Confira a entrevista completa, com exclusividade para o Jornal CORREIO.

Quais foram os desafios nesses cinco primeiros meses de governo e qual balanço pode ser feito desse período?

A ocorrência da pandemia em todo o mundo trouxe insegurança para a população e um grande desafio para as administrações públicas que precisaram se reinventar, e em Lafaiete não foi diferente. Desde o início tem sido um imenso desafio, principalmente pela necessidade de se fazer investimentos urgentes, visando melhorar a rede de assistência. Concomitantemente a toda esta situação existem os serviços e obras que não podem parar, pois são importantes e necessários para o bem-estar da população, o que torna ainda maior o desafio da administração municipal. Apesar dos gastos extras, advindos do enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, a prefeitura tem conseguido executar diversas obras, manter serviços essenciais, finalizar algumas e já iniciar outras obras. Apesar da situação crítica, é um saldo positivo para a administração municipal.

O que estava nos planos e já foi executado? 

Iniciamos o segundo mandato fazendo algumas reformas e mudanças nos setores a fim de melhorar processos visando a modernizar a gestão, ampliar e melhorar os atendimentos à população. Fizemos algumas alterações em algumas secretarias para melhor atender a população. Temos muitas obras em andamento, como pavimentação, iluminação, sinalização e construção de pontes em diversos bairros da cidade. Retomamos a obra da creche do Bela Vista, parada há muitos anos, iniciamos o restauro da Casa de Cultura, além de outras licitações e projetos em andamento.

Qual é a base da economia da cidade? O que será feito para fomentar esse setor?

O setor de comércio e serviços. A administração municipal já aprovou um pacote de medidas tributárias em apoio à recuperação econômica, como a criação do Refis (Programa de Recuperação Fiscal) 2021, oferendo condições especiais favoráveis para a extinção de dívidas, parcelamento e substanciais descontos relativos aos juros, multas e honorários. A suspenção em 2021 da taxa de licença de localização, instalação e funcionamento e da taxa de alvará do transporte escolar, o parcelamento dos ISSQN dos prestadores de serviços, bem como a ampliação para o parcelamento de débitos em até 100 parcelas. E a prorrogação do vencimento das obrigações tributárias, facilitando o pagamento pelos contribuintes. Está sendo analisada a possibilidade de apoio ao microempreendedor.

Sua administração já possui traçados para atrair novos empreendimentos para a cidade?

Buscamos fazer uma administração pública moderna, desburocratizada e amiga de quem quer empreender no município ou ampliar negócio. Trouxemos a Sala Mineira do Empreendedor para auxiliar os empreendedores no processo de abertura, que é uma das mais ágeis do estado, temos uma Secretaria específica voltada ao desenvolvimento econômico e parcerias com as entidades representativas do setor, além de participarmos de entidades regionais de desenvolvimento, de forma a estarmos constantemente atentos e buscando captação de negócios para Lafaiete.

É possível que, nos próximos meses, as aulas presenciais sejam retomadas. A rede municipal está preparada? Como?

Ainda não há previsão de retorno às aulas presenciais, porém, o município já prepara os profissionais e o ambiente escolar para um possível retorno de ensino híbrido. Foi criado um Comitê de Gerenciamento para o retorno às aulas, que discute estratégias, ações, dinâmicas, regras sanitárias aplicáveis às unidades escolares, cenários gerais de riscos e rotinas gerais para o retorno às aulas, bem como, contribuir para elaboração do plano de contingência, em âmbito municipal, e se necessário, a implantação das diretrizes e protocolos de retorno às aulas nas unidades escolares do Município. O comitê é composto por profissionais representantes das escolas públicas estaduais e municipais e rede particular de ensino, Ministério Público, Conselhos de Saúde e de Educação e profissionais das áreas de saúde e educação.

Como tem sido a gestão da pandemia?

Desde o início da pandemia nossa preocupação foi dar apoio e fazer os investimentos necessários no setor de saúde com o único objetivo de mitigar os danos, cuidando da saúde e preservando a vida das pessoas. Dessa maneira, foram criados 17 novos leitos de UTI e 74 leitos clínicos; ampliada a equipe de saúde para prestar assistência; criado o comitê de enfrentamento; elaborados decretos com protocolos e normas capazes de proteger a saúde e a vida das pessoas; a fiscalização foi intensificada e campanhas educativas estão sendo feitas constantemente, entre tantas outras ações realizadas visando sempre ao bem-estar de nossa população. Nos preocupamos também com os impactos econômicos e buscamos durante este enfrentamento da pandemia conciliar essas duas vertentes tão importantes, assistência à saúde e apoio à economia.

Suas considerações.

A administração municipal tem enfrentado esta situação com muito otimismo. Com muito esforço, temos buscado implementar todas as obras e ações importantes para a população. Gostaríamos de ressaltar aqui as relevantes parcerias que sempre valorizamos como a Câmara de Vereadores, as entidades representativas do comércio, associações e instituições do município, para que juntos possamos realmente continuar caminhando e trabalhando em prol de nossa cidade. Juntos somos fortes o suficiente para enfrentarmos os desafios e vencermos os obstáculos e viabilizarmos todas as conquistas, transformando Conselheiro Lafaiete em uma cidade mais progressista, mais moderna, com um atendimento melhor à população.

Mário Marcus recebeu o Jornal CORREIO e a Estrada Real FM no Solar Barão de Suassuhy

Conheça Conselheiro Lafaiete

Com aproximadamente 130 mil habitantes, Conselheiro Lafaiete é um dos municípios mais antigos do estado. Já foi Campo Alegre dos Carijós e Real Vila de Queluz, até chegar no nome atual, uma homenagem ao centenário de Conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira.

Cidade polo da região do Alto Paraopeba, Lafaiete se destaca como cidade comercial, oferecendo muitas opções de hotéis, restaurantes e lazer para turistas. Destaque para a Matriz Nossa Senhora da Conceição, instituída como paróquia em 1709, e para as tradicionais Violas de Queluz.

Leia as outras matérias do projeto Desbravando o Alto Paraopeba

Carandaí: prefeito propõe que retorno presencial das aulas aconteça após vacinação dos professores

Prefeito de Cristiano Otoni quer construir distrito industrial para gerar mais empregos

Turismo, boas estradas e apoio ao produtor rural: as metas para Presidente Bernardes

Os desafios dos 100 primeiros dias da nova gestão em Piranga

Governança e tecnologia: novos rumos para Ouro Branco

Congonhas quer retomar potencial turístico e depender menos da mineração

Investimentos em turismo e agricultura familiar prometem a chegada de uma nova era em Queluzito

Prefeito de Rio Espera quer dar “uma cara nova à cidade”

Senhora de Oliveira busca inovação tecnológica e melhorias na Saúde e Educação

Itaverava quer transformar BR-482 em rodovia da gastronomia regional

Honestidade e paciência: nova gestão em Santana dos Montes pretende deixar um legado para o município

Com muita vontade de trabalhar e determinação, Fábio Dutra assume a prefeitura de Caranaíba

Nova gestão em São Brás foca em gerar oportunidades para a população

Trabalho que continua em Jeceaba: nova gestão pretende terminar o que começou

Entre Rios de Minas investe no produtor rural para fortalecer agricultura familiar

Entre dívidas e cheques sem fundos, nova gestão assume Catas Altas da Noruega e se prepara para sair do vermelho

Trabalho que avança: reeleito para o segundo mandato, Luiz do Zeca se prepara para colocar a casa em ordem

Nova gestão em Lagoa Dourada pretende inserir jovens no mercado de trabalho e fortalecer produtor rural

Acompanhe na próxima edição do Jornal CORREIO a entrevista com o prefeito de Capela Nova, Adelmo Moreira (DEM).

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Frances Elen, no dia 09/06/2021 - 09:28


Comente esta Notícia