Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 13° Agora: 14° Sexta, 17 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,129 Euro agora: R$ 5,569
Comunidade


Vale a pena investir em um e-commerce



 

Quem gerencia uma loja física em tempos de pandemia deve se adaptar a esse cenário. E a solução pode ser investir em uma loja virtual (clique aqui e faça na hostinger). O fato é que, inclusive antes mesmo do Covid-19 frear o mundo, a digitalização de um empreendimento já era fundamental.

O consumidor moderno utiliza ferramentas digitais, faz compras, consome entretenimento e estuda por meio da internet. A internet está no dia a dia de todos os clientes e, devido a isso, é importante se adequar a esse contexto.

Atualmente não apenas gestores experientes podem se beneficiar ao investirem em um e-commerce, mas até mesmo quem quer iniciar algum projeto lucrativo no meio digital pode aproveitar as vantagens que esse tipo de iniciativa oferece.

Por conta disso, confira mais alguns pontos importantes a respeito desse assunto nos tópicos abaixo.

Entenda a importância de investir em um e-commerce

Foi uma evolução natural até chegarmos no atual momento, em que várias pessoas preferem efetuar a compra de produtos e serviços sem sair de casa.

Na verdade, a ideia de compra online se estende a qualquer momento, pois é possível comprar de qualquer lugar, desde que elas possuam um dispositivo móvel em mãos.

Aos poucos nem todas as pessoas se sentiam confortáveis e seguras para comprar de modo online. A ideia de disponibilizar senhas e dados pessoais na internet era arriscada. No entanto, hoje em dia a situação já é bem diferente.

Atualmente, por exemplo, as melhores empresas de hospedagem de site disponibilizam certificados de segurança para quem gerencia uma loja virtual. Contudo, caso você ainda não sabe se vale a pena investir em um e-commerce, veja aqui algumas razões para ir em frente.

Baixo investimento inicial

Qualquer pessoa que pisar no terreno da gestão de negócios sabe que não é barato obter um ponto para estabelecer ali a sua própria loja física. São vários os detalhes que estão envolvidos e, muitos deles, custam caro. Entre eles estão gastos com a documentação e todos os outros procedimentos envolvendo a burocracia do nosso país.

No entanto, quando se trata de uma loja virtual, a coisa muda um pouco de figura, pois o que vale, nesse caso, é adquirir um bom serviço de hospedagem de site, um registro de domínio e uma plataforma de e-commerce.

Para tudo isso, não faltam hoje em dia boas plataformas. Alguns exemplos bem conhecidos são a Magento e a Shopify. Como alternativa mais fácil e viável, também há a possibilidade de alugar uma loja virtual, assim como uma loja física.

Você pode vender para mais clientes

A possibilidade de alcançar um público mais amplo é real com um e-commerce, afinal, qualquer pessoa, de qualquer lugar do país (ou até do planeta) pode encontrar a sua loja.

Vender para muitas pessoas é bom e traz lucros, mas é bom lembrar que o amplo alcance de consumidores tem que ser feito com planejamento, levando em conta a segmentação do público e as características do seu produto.

Da mesma forma, é preciso contar também com estratégias mais eficientes que servem para garantir uma boa presença digital e mais visibilidade para a sua loja online.

Tenha em mente que quanto maior for o alcance do seu negócio, maior será o investimento em logística e recursos administrativos. Isso com o tempo é inevitável de acordo com o crescimento do negócio.

Sua loja estará sempre de portas abertas

Sempre que for necessário, os consumidores podem acessar o seu empreendimento na internet, visto que ele se mantém aberto ao público 24h por dia.

Por essa razão, a qualquer instante, em domingos e feriados, você terá condições de efetuar alguma venda.

Não é caro manter uma loja virtual

A infraestrutura de uma loja online é menor. A razão disso acontece porque os gastos com a manutenção são relativamente baixos, visto que o valor que se gasta com o aluguel de um prédio para a instalação de uma loja física, por exemplo, é bem maior caso compararmos com os custos de hospedagem de uma loja virtual.

Monitoramento constante

Ao gerenciar um e-commerce é extremamente vantajoso ter a possibilidade de monitorar e compreender o comportamento dos clientes em tempo real. Isso facilita planejar e colocar em prática várias estratégias.

Hoje em dia existem ferramentas digitais que facilitam a compreensão do comportamento e o perfil dos clientes, permitindo a criação de estratégias de marketing mais positivas.

Saiba como tornar a sua loja virtual rentável

Você viu que um e-commerce proporciona várias possibilidades, se tornando um investimento válido e lucrativo. Porém, para que todas essas vantagens sejam realmente percebidas, é necessário saber como divulgar a sua loja virtual. Sendo assim, confira algumas dicas abaixo.

Utilize um blog

Na era digital o conteúdo é rei. É verdade que isso virou um clichê, porém, essa máxima é bastante conhecida e, portanto, vale também para um e-commerce.

Sobretudo, quando o assunto é conteúdo, um blog pode ser o seu amigo de todas as horas. Por meio de um blog você pode divulgar produtos, promoções e outros tipos de informações pertinentes ao seu e-commerce.

Atenção para as técnicas de SEO

Já que falamos em blog, é necessário também falar nas técnicas de SEO. As tais técnicas se resumem na utilização certa de palavras-chaves para a criação de conteúdo nos seus canais online, bem como otimizações de servidores para aumentar a velocidade das páginas, ações fora do domínio (SEO off-page), otimização de títulos e outras diversas ações.

No caso de um e-commerce, é importante usar as técnicas de SEO nas descrições dos produtos. O cuidado com as fotos também é um ponto que merece atenção. Quanto mais noções o cliente possuir a respeito do que é vendido, melhor será o atendimento e a Experiência de Usuário que o seu e-commerce proporciona.

Utilize o e-mail Marketing

Com uma loja online você pode alcançar um público realmente amplo, por isso é importante encontrar maneiras de segmentar o público. É aí que o e-mail marketing aparece como uma alternativa interessante.

O e-mail é um tipo de interação personalizada, feita basicamente para quem é o público do seu produto. Por meio dele é possível garantir bons resultados com a sua loja virtual.

Para que o e-mail marketing seja bem sucedido, é fundamental usar uma ferramenta digital específica para esse fim, como o Mailchimp ou o SendPulse.

Lembre-se das redes sociais

A presença digital nos dias de hoje depende muito também das redes sociais. Portanto, entenda a dinâmica de cada uma delas e saiba como utilizá-las.

A interação por meio das redes sociais é uma prática do dia a dia de qualquer segmento de público. Isso faz com que elas sejam importantes para auxiliar a divulgar uma loja virtual.

Como você pode ver, vale a pena investir em um e-commerce

Além do mais, diante dos requisitos de segurança, comprar em uma loja online já não assusta tanto. Cada vez mais as pessoas se sentem atraídas pela comodidade que é comprar um produto sem sair de casa, efetuando apenas alguns cliques.

Da mesma forma, se levarmos em conta a presença de uma pandemia, uma loja virtual se torna não apenas vantajosa, mas ainda por cima, necessária.

Portanto, diante da popularização das ferramentas digitais e das comodidades que um e-commerce oferece, um e-commerce se torna um excelente investimento.

Imagens:  https://pixabay.com/




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Edmilson Dutra, no dia 10/03/2021 - 14:43


Comente esta Notícia