Tempo em Lafaiete: Hoje: 30° - 14° Agora: 26° Terça, 14 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,130 Euro agora: R$ 5,548
Região


Gerdau se une ao Corpo de Bombeiros no combate a incêndio na Serra da Moeda

Sete grandes focos ainda atingem a região. Grupos contam com apoio terrestre e aéreo



 

Pelo segundo dia seguido, três brigadas da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA), contratadas pela produtora de aço Gerdau, atuam com o Corpo de Bombeiros no combate ao incêndio que atinge a Serra da Moeda. As equipes fazem parte da Rede de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, programa de proteção ambiental lançado pela siderúrgica no início de julho. As brigadas da AMDA se somam a uma rede de colaboração coordenada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e com a participação do Corpo de Bombeiros, de brigadas da empresa Vale, brigadas de voluntários e dos condomínios da região.

Neste domingo (13), 14 grupos foram deslocados para controlar as chamas, incluindo as equipes da Polícia Militar, Instituto Estadual de Florestas, Cruz Vermelha e do Grupamento Civil Voluntário. Segundo o Corpo de Bombeiros, sete grandes focos de incêndio ainda atingem a região. As equipes contam com air tractors – aviões com dispersores de água, o helicópetro Pegasus, caminhões pipa e caminhonetes para ajudar nas ações.

“Esse é um momento que pede união e colaboração de todos. Não estamos medindo esforços para atuar no combate aos incêndios que atingem a Serra da Moeda. Além dos recursos que já são destinados de forma perene à proteção da Serra, estamos mobilizando uma grande quantidade extra de recursos humanos e tecnológicos de outras operações da Gerdau em Minas Gerais. Atravessamos um período de forte seca, que somado à comportamentos imprudentes e muitas vezes criminosos de pessoas que circulam pela região, causam incêndios como esses. Mas continuaremos apoiando essa frente de colaboração, enquanto aguardamos que as causas dessa triste situação sejam apuradas pelos órgãos competentes”, disse o diretor de Mineração e Matérias Primas da Gerdau, Wendel Gomes.

AMDA

A Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA) é uma ONG com 42 anos de experiência na prevenção e combate a incêndios florestais. Conta com equipamentos completos como soprador, bombas costais, abafadores, entre outros. Todos os brigadistas são treinados pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. A AMDA atua com a Gerdau em Miguel Burnier (Ouro Preto) Várzea do Lopes (Moeda e Itabirito) e Ouro Branco. Para essa ação com a Gerdau, a equipe de brigadistas é formada por moradores da região.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Redação, no dia 13/09/2020 - 18:16


Comente esta Notícia