Quinta, 02 de Julho de 2020
Comunidade


Sindcomércio, Acias e CDL-CL preparam plano para reabrir o comércio de Lafaiete no dia 4



Lafaiete pode reabrir as portas do comércio antes do esperado. Com o anúncio, pelo governador Romeu Zema (Novo), do programa Minas Consciente, o movimento dentro da cidade ganhou força. A iniciativa estadual prevê a retomada da economia gradativamente e será um dos elementos importantes para a proposta de reabertura do comércio lafaitense. Sindcomércio, Acias e CDL-CL devem finalizar a proposta já na terça-feira, dia 28. Logo a seguir, o plano será entregue ao prefeito Mário Marcus (DEM), que deve submetê-lo ao Comitê Gestor de Crise em uma reunião prevista para quinta-feira, dia 30. A ideia é que o processo de retomada das atividades se inicie já no dia 4 de maio.

De acordo com o presidente do Sindcomércio, Bento José de Oliveira, esse esforço busca demonstrar a compatibilidade entre a garantia do combate à contaminação e a retomada da atividade no comércio. O plano do comércio de Lafaiete levará em conta o que vem ocorrendo em várias cidades de Minas e do Brasil, inclusive em municípios vizinhos a Lafaiete, como São Brás do Suaçuí e Ouro Branco, onde os prefeitos têm determinado a abertura gradual do comércio, com cuidados e restrições.

Minas Consciente

Conforme matérias publicadas nesta edição do Jornal CORREIO, o programa Minas Consciente prevê a retomada das atividades gradativamente em um prazo de duas a três semanas. A proposta setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” estabelecidas pela Secretaria de Saúde (onda 0 – serviços essenciais; onda 1 – baixo risco; onda 2 – médio risco; onda 3 – alto risco), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença, avaliando o cenário de cada cidade e a taxa de evolução da Covid-19 na região.

Crise

Há mais de 30 dias com grande parte de seu comércio fechado, pesquisa do Sindcomércio aponta a perda de mais de 3 mil empregos na economia de Lafaiete com a pandemia.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 26/04/2020


Comente esta Notícia