Quinta, 02 de Julho de 2020
Comunidade


CDL-CL, Acias e Sindcomércio entregam proposta ao prefeito e pedem a reabertura gradual do comércio de CL



O prefeito Mário Marcus (DEM) recebeu hoje, 14 de abril, os presidentes e representantes do Sindomércio, ACIAS e CDL-CL para discutir a possiblidade de abertura gradual do comércio em Lafaiete. As entidades entregaram uma proposta solicitando que o comércio seja reaberto com aumento dos cuidados contra a Covid-19, como fiscalização intensa durante o expediente e uso de máscaras pela população. O prefeito dará a resposta final na quinta-feira.

Algumas das medidas de prevenção sugeridas no documento se referem a cuidados pessoais e de higiene, sendo elas: todos os funcionários deverão utilizar máscaras, descartáveis ou caseiras, higienizar as mãos constantemente, os estabelecimentos deverão aplicar álcool em gel na mão dos clientes ao entrar, carrinhos de compra serão higienizados a cada uso, trabalhadores deverão manter cabelos presos, barba aparada, unhas limpas, não utilizar brincos, anéis, colares, tornar obrigatório o uso de máscaras de proteção em ônibus e estimular o distanciamento social, evitando aglomerações.

As propostas também se aplicam a cuidados com logística e funcionamento desses estabelecimentos: redução do horário de funcionamento do comércio, de 9h às 17h durante a semana e de 9h às 13h aos sábados, trabalhadores que fazem parte dos grupos de risco não serão expostos, lojistas serão obrigados a garantir que os clientes mantenham a distância mínima de dois metros no interior da loja e em filas externas, bem como permitir apenas um cliente a cada 10m² de área de venda.

No documento sugere-se, ainda, que o Tiro de Guerra auxilie na fiscalização e orientação quanto as medidas que devem ser adotadas e que o passe livre no transporte público seja temporariamente suspenso. Todas as restrições buscam diminuir a contaminação pelo coronavírus, orientando empresários, lojistas e clientes a tomarem os cuidados necessários. A proposta, assinada por Bento José Oliveira, presidente do Sincomercio, Leandro Chagas, presidente ACIAS e Edvaldo Tereza, vice-presidente CDL-CL, propõem a análise individualizada da situação de cada município, visando o equilíbrio para combater a pandemia e reduzir os estragos na principal atividade econômica de Lafaiete.

Clique aqui e confira na íntegra a proposta encaminhada ao prefeito

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 14/04/2020


Comente esta Notícia