Polícia


PM reforça policiamento para evitar que bandidos estraguem o Natal em Lafaiete

Operação Natalina já está nas ruas, com foco nas áreas comerciais e bancárias; saiba como se prevenir e até como agir em caso de assalto


Festas chegando, férias também, bolso cheio com o pagamento do 13° salário. O problema é que, infelizmente, nesta época do ano não é só o espírito de paz, amor e fraternidade que anda à solta: com maior volume de dinheiro circulando, em razão do pagamento do 13° salário, muitos golpistas e assaltantes aproveitam a oportunidade para tornar o próprio Natal mais feliz. Segundo estatísticas, o registro dos chamados crimes contra o patrimônio cresce muito nesta época do ano. E é exatamente por isso que a Polícia Militar se organiza na Operação Natalina: conjunto de estratégias operacionais adotadas pela PMMG em todo o estado, mobilizando, com emprego maciço de militares no policiamento ostensivo.
No foco dessas operações estão as áreas comerciais e bancárias. “O quantitativo é variável de acordo com o dia da semana, horário e demanda. Priorizamos o lançamento das equipes com base em dados estatísticos e de inteligência, para otimizar o emprego do policiamento, prevenindo a prática de delitos e aumentando, substancialmente a sensação de segurança da população”, afirma o chefe da Assessoria de Comunicação do 31° BPM, 1º tenente Isaac Rômulo Souza Silva. Os trabalhos tiveram início no dia 28 de novembro e se estendem até 1° de janeiro, quando começa a Operação Férias Seguras (02/01/2020 a 01/02/2020).
Conforme analisa o 1º tenente Silva, os crimes mais comuns neste período são o furto / roubo a estabelecimentos comerciais roubo a transeunte, furto qualificado a residência, entre outros. “O aumento expressivo na circulação de pessoas no comércio em geral que incide na gestão financeira. Por isso, é necessário implementar ações preventivas para coibir delitos contra o patrimônio com o emprego racional e estratégico do policiamento ostensivo”, explica.

Como se prevenir

Mas não é porque o número de policiais nas ruas será maior que a população pode se descuidar e deixar a preocupação com os bandidos apenas por conta da polícia. Cada pessoa não só pode, como deve intensificar seus cuidados, para não se tornar um alvo fácil para os bandidos. Aliás, é preciso estar preparado para agir corretamente, inclusive em caso de se tornar vítima de um crime: “É importante que a vítima mantenha a calma e, na medida do possível, guarde os traços físicos e demais características do autor ou atores para, imediatamente, acionar a Polícia Militar através do 190. Também é bom lembrar que assaltantes não atuam sozinhos. Portanto, uma provável reação poderá causar danos irreparáveis para a vítima do assalto e até mesmo para outras pessoas que circulam no local”, alerta.

Confira as dicas para curtir as festas com segurança

Pague as compras com cheque ou cartão;
Não ande com grandes quantias em dinheiro;
Fique atento aos pertences, principalmente a carteira;
Evite aglomerações de pessoas;
Antecipe as compras para dias e horários de menor movimento;
Fique atento aos esbarrões;
Não perca as crianças de vista;
Ao sair de casa, identifique as crianças (nome, endereço e telefone);
Evite o uso de joias e roupas que chamem a atenção;
Mantenha dinheiro separado para pequenas despesas;
Evite ficar com as duas mãos ocupadas




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 12/12/2019


Comente esta Notícia