Cultura


Edmar Tonholo assumirá a Governadoria do Distrito Lions Clube 4

Terceiro lafaietense a ocupar o importante posto, o policial rodoviário federal de advogado estará no cargo na gestão 2021/2022


Após quatro décadas, Lafaiete voltará a ocupar um alto cargo na hierarquia da Associação In­ter­nacional de Lions Clube. O policial rodoviário federal e advogado Edmar Roberto Tonholo de Rezende foi eleito para ser Governador do distrito na gestão 2021/2022. Antes dele, apenas outros dois lafaietenses tinham sido alçados à posição: o primeiro foi o empresário do ramo de joias Paulo Dionysio Bellavinha (gestão 1972-1973). Filiado ao LC de Lafaiete-Centro, trouxe co­mo lema “Leonismo é Participa­ção”. E outro Com­pa­nheiro foi o retratista Ro­berto de Souza, associado do LC Conselheiro La­faiete Al­vorada (gestão 1978/1979). Seu lema foi “Leonismo é Presença”.
Tonholo é Leão desde 2011, casado há 42 anos com a também CaL, professora e advogada Ma­rise Santana de Rezende, com quem tem cinco filhos e seis netos. Dentro da Associação internacional, ocupou os cargos de Presidente do Clube (2016), Coordenador de Divisão (2017), Coorde­nador de LCIF (2017), Coor­denador de Região (2018), Secretário de Clube (2019) e, atualmente, é o segundo-vice-governador. Já participou de duas convenções internacionais, uma em Las Vegas (2018) e outra em Milão (2019). Uma de suas responsabilidades enquanto governador será visitar os 51 clubes que compõe a jurisdição LC4, bem como trabalhar com suas comissões que trabalham nas causas assistenciais do Lions.
Sobre o Lions Clube

A Associação Internacional de Lions Clube é conhecida internacionalmente pelo seu belo trabalho social – especialmente pelo que realiza voltado às suas cinco causas globais, que são o alívio à fome, deter a cegueira evitável, combate ao diabetes, proteger e restaurar o meio ambiente, conscientizar sobre o câncer pediátrico e ajudar os afetados dessa doença. Foi fundada em 1917 pelo empresário Melvin Jones, especialmente para ajudar nas dificuldades sociais deixadas pela primeira guerra mundial e a industrialização desordenada do início do século XX. O então empresário radicado em Chicago convidou outros empresários para juntos fundarem uma associação a fim de dirimir as mazelas recorrentes na sociedade norte americana.
Três anos após sua fundação, em 1920, a Associação passou a ter seu status internacional com a formação do Border Cities Lions Club em Windsor no Canadá. Nesse estágio, já faziam parte do Lions Clube 6400 associados distribuídos em 23 estados dos EUA. Em 1945, os Leões e representantes de 46 países se organizaram para criarem, junto a ONU, uma seção sobre ONG’s. Até hoje mantém assento na Organização Mundial colaborando com as Metas de De­senvolvimento do Milênio. O crescimento contínuo e ordenador chegou a inserir jovens voluntários, chamados de Leos, em 1957. Hoje são mais de 175 mil jovens em aproximadamente 7000 Leos Clubes em torno de 140 países.
A Fundação de Lions Clubs LCIF foi estabelecida em 1968 como parceira da sociedade no atendimento de urgência a catástrofes ambientais. Por meio dessas ações, leva esperança por meio de subsídios e projetos de serviço humanitário. A fundação já concedeu mais de 1 bilhão de dólares em subsídios para diversas partes do mundo, entre elas, o Brasil. Mais recentemente, nas catástrofes am­bientais ocorridas em Ma­ria­na e Bru­madinho. Em 2017, a As­so­ciação completou seu primeiro século de trabalhos hu­manitários e apoio a so­ciedade por meio de milhares de leões e leos espalhados em todo o mundo.
Em Lafaiete, está presente por meio de dois Clubes de Leões: o LC La­faiete-Centro, que foi criado pelo LC de Barbacena em 20 de outubro de 1962, e o Lions Clube Conselheiro Lafaiete Alvorada, fundado em 15 de abril de 1968 pelo pioneiro da cidade. Hoje os leões e leos têm como seu Presidente Internacional (IP) o empresário coreano Jung-Yul Choi e como Governadora do LC4 a advogada e professora Edite Buéri Nassif.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 21/11/2019


Comente esta Notícia