Política


Retomada do transporte ferroviário em Lafaiete motiva debate

Deputados esperam reunir sugestões para subsidiar plano estratégico sobre ferrovias, proposto pelo Governo de Minas


A Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vem a Conselheiro Lafaiete nesta sexta-feira, dia 27, colher sugestões para o Plano Estratégico Ferroviário (PEF), em elaboração pelo Poder Executivo. A reunião será às 18 horas, na Câmara Municipal.

O autor do requerimento de audiência, deputado Glaycon Franco (PV), destaca a importância do transporte ferroviário para o País e a necessidade de reativação do ramal de passageiros entre Conselheiro Lafaiete e Belo Horizonte.

“Conselheiro Lafaiete já possui um leito de ferrovia até a Capital, que funcionou com grande eficiência durante décadas, realizando transporte de passageiros, mas que hoje realiza apenas o transporte de carga”, acrescenta, ao justificar a audiência. O município é um dos vários em Minas que teve seu desenvolvimento associado às ferrovias.

As propostas resultantes da audiência deverão compor os diagnósticos do PEF, plano que vai tratar da retomada das ferrovias em todo o Estado e que deverá ser concluído até meados do próximo ano. O presidente da Comissão Pró-Ferrovias, deputado João Leite (PSDB), já anunciou reuniões em outras cidades com o mesmo objetivo.

Os estudos serão coordenados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), com financiamento da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF). Levantamentos relativos à Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e seu entorno já foram realizados e apresentados à comissão pela Agência RMBH, em audiência no último dia 19.

As discussões sobre investimentos em ferrovias ganharam novo fôlego a partir do anúncio de renovação antecipada das concessões ferroviárias pela União, o que injetaria recursos no setor. João Leite destaca que a MRS Logística, uma das concessionárias que buscam a renovação, opera em Conselheiro Lafaiete, o que coloca a cidade em posição vantajosa na disputa por esses investimentos.

Além de lideranças políticas do município, foram convidados para a audiências representantes de entidades ligadas ao tema, como os presidentes da Sociedade de Engenheiros e Arquitetos de Conselheiro Lafaiete e Região, Crispim Ribeiro, e do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Conselheiro Lafaiete, Fernando Mendes Henriques.

Fonte: Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Foto: Arquivo ALMG - Foto: Luiz Santana




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 26/09/2019


Comente esta Notícia