Comunidade


Prefeito Mário Marcus celebra os 229 anos de Conselheiro Lafaiete



São 229 anos de história. Muitas histórias. Um passado distante escrito no mesmo solo entre as montanhas e rios de Minas. Conselheiro Lafaiete surgiu terra dos índios, taba dos Carijós que a Colônia dedicou a Virgem da Conceição. Fomos Arraial, Villa, Villa Real de Queluz, por onde tropeiros, Bandeirantes, desbravadores encontraram caminho para o ouro, para o minério de ferro, o manganês e outras tantas riquezas minerais que essa terra oferecia. Terra em que a liberdade foi motivo de luta e sangue; onde o Alferes se tornou símbolo de traição e depois herói; terra em que o Rei ouviu e escreveu sobre as Violas de Queluz; terra onde a revolução de 1842 vê Galvão perder o filho em favor da liberdade. O tempo foi passando e a pequena Queluz, de casario clássico, da rua direita, do largo da Matriz, do jardim de areia, da parte de cima e parte de baixo, foi dando lugar a uma cidade nova...
Conselheiro Lafaiete, cidade polo da região do Alto Paraopeba, referência para todo o estado, celeiro de tantos artistas e de real importância na história passada e futura destas Minas Gerais de tanta gente.
Enfrentamos atualmente uma crise econômica que não é só nossa, mas a enfrentamos com coragem, com trabalho e criatividade. A cidade movimenta-se com os polos universitários em pontos estratégicos, um comércio diversificado, hospitais na região central e postos de saúde distribuídos em todas as regiões; a maioria dos bairros já urbanizados com atendimento educacional de qualidade nas redes pública municipal e estadual e um bom relacionamento com as Instituições de Educação particulares que também atendem o município. Nosso distrito Industrial em expansão, busca retirar da cidade a ideia de que somos apenas uma cidade dormitório dos funcionários das grandes empresas das cidades vizinhas. Conselheiro Lafaiete trabalha todos os dias pelo protagonismo regional, através das relações político sociais com os municípios circunvizinhos e o Estado como um todo.
Lafaiete hoje é reflexo de ontem com um atento olhar no futuro. Nossa cidade é o encontro do velho e do novo; do clássico com moderno; do que a história contou com o muito que ainda pode ser.
A administração municipal da qual estamos à frente, acredita em Lafaiete. Acredita no povo Lafaietense e fará de tudo, o possível, para que não percamos de vista os nossos objetivos mais altaneiros. Enquanto Prefeito Municipal de Conselheiro Lafaiete, convido-os. Vamos juntos fazer de nossa cidade uma cidade mais feliz, Vamos juntos valorizar a vida que aqui existe. Vamos juntos valorizar a nossa terra, a nossa arte, a nossa cultura. Vamos juntos, encontrar valores naquilo que fazemos e naquilo que somos. Sejamos importantes para nós mesmos. E importantes, construamos juntos uma Conselheiro Lafaiete mais favorável e preparada para o futuro. Depende de todos nós. O possível depende de tudo aquilo que certamente, só poderemos fazer, se fizermos juntos.
Vamos construir uma cidade com menor desigualdade social, educação e saúde fácil e de qualidade para todos sem distinção; segurança para irmos e virmos e estarmos onde quisermos; com respeito social, racial, religioso, onde cada um possa ser quem for, como melhor lhe convier.
Viva Lafaiete! Parabéns pelos seus 229 anos. Eu, Mário Marcus Leão Dutra, Prefeito Municipal, e todos os Lafaietenses caminhamos juntos construindo a cidade que desejamos.

Mário Marcus Leão Dutra
Prefeito Municipal




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 19/09/2019


Comente esta Notícia