Esportes


Dicas, regras e produtos essenciais para praticantes do Off-road



O off-road não é como a maioria dos outros esportes que têm suas regras definidas por federações e que devem ser seguidas pelos seus praticantes.

O que os praticantes do off-road têm são regras que foram sendo desenvolvidas com o passar do tempo com a experiência adquirida pelos primeiros praticantes.

Na coluna de hoje falaremos sobre isso e também sobre algumas dicas e regras de segurança, que tem por objetivo tornar o esporte mais seguro e nos ajudar a voltar para casa trazendo na bagagem apenas a alegria e a diversão que o off-road pode proporcionar.

 

Regras e dicas básicas do off-road

Um dos melhores retornos que a prática do off-road nos oferece é a oportunidade de conhecer novos lugares onde não seria possível ir com um veículo de passeio normal.

Outra coisa muito boa é a possibilidade de estar com sua família e seus amigos, sejam eles antigos amigos ou os novos que o esporte faz com que se aproximem de você.

Então uma regra que achamos extremamente importante e que deve ser seguida por todos, sejam experientes ou novatos no esporte...

O off-road não deve ser praticado sozinho!!!

E ao falar sozinho queremos dizer não estar acompanhado por outro veículo 4x4. A possibilidade de acontecer algum tipo de problema, seja mecânico, de saúde ou mesmo na transposição de obstáculos no trajeto sempre existe, e nesses casos a ajuda, importantíssima, não será possível caso você não tenha um companheiro por perto.

Outro ponto importante principalmente para quem está começando agora a se aventurar no esporte é não ter vergonha de pedir ajuda sempre que tiver alguma dúvida ou dificuldade para executar alguma manobra durante o trajeto.

Lembre-se de que todos os que estão ali já passaram pelas mesmas coisas que você, então sempre pergunte, peça ajuda, isso lhe ajudará a adquirir experiência e evitará que você tenha problemas. O off-road é para ser praticado entre amigos que com certeza não lhe negarão ajuda quando necessária.

 

Equipamentos e acessórios

Alguns itens são podem ser de grande ajuda durante um passeio ou uma trilha.

O ideal que ao sair de casa você tenha certeza que alguns desses itens estão no porta-malas do veículo, não importando se outras pessoas do seu grupo também estão levando os mesmo itens.

Esses itens podem ser de segurança, saúde e conforto pessoais.

Entre os itens pessoais estão:

- água para beber;

- alimentos (preferencialmente frutas);

- kit de primeiros socorros;

- protetor solar;

- agasalho;

- equipamento para registro de fotos;

- roupas leves e resistentes;

- botina ou sapato fechado;

- chapéu e óculos de sol.

 

O cuidado com esses itens se torna ainda mais importante quando existe a presença de crianças dentro do veículo. Devemos lembrar que, por mais simples que o passeio possa parecer, problemas podem ocorrer e a duração do passeio pode ser bem maior que o previsto e a distância para um centro urbano pode dificultar e até mesmo impedir que de se conseguir alimentos e líquidos para hidratação.

 

Entre os equipamentos e/ou ferramentas para o veículo o ideal é ter o mínimo necessário para utilização em caso de defeito no veículo e dificuldade na transposição de obstáculos, que podem ser atoleiros, erosões, galhos ou árvores.

Alguns deles são:


- caixa de ferramentas;

- cinta de reboque com anilha;

- facão ou foice;

- picareta e/ou pá;

- pneus, que devem ser escolhidos em função do tipo de terreno no qual se pretende andar na maior parte do tempo. Os veículos saem de fábrica com pneus para utilização em áreas urbanas, ou seja em asfalto e calçamento. Para o off road é ideal pneus desenvolvidos para outros tipos de piso, tais como lama, pedras, areia. Existem vários modelos no mercado e você poderá escolher entre eles o que mais se adapta ao que deseja. Nas próximas edições desta coluna detalharemos mais esse assunto já que os pneus são importantíssimos para uma boa performance do veículo off-road.

Existem outros equipamentos que poderão ser adquiridos com o passar do tempo e em função do aumento do nível de dificuldade dos trajetos que serão feitos.

Entre eles:


 

- guincho veicular;

- patesca;

- macaco hi lift;

- pranchas de desatolagem;

 

Eventos off-road

Durante todo o ano ocorrem eventos que envolvem o off-road de alguma forma. Usaremos nossa coluna para divulgar a programação dos eventos assim como informações de eventos já realizados.

Começamos pela realização do Iº Arraiá 4x4 realizado em Santana dos Montes em 06/07 que teve a participação dos proprietários de cerca de 15 veículos 4x4 de Lafaiete e região com seus pilotos e zequinhas além de vários convidados, que aproveitaram a divertida festa junina com várias comidas e bebidas típicas além de uma quadrilha animadíssima.

 

No dia 03/08 aconteceu o 2º bate papo do 4x4 Off Road Lafaiete no Hotel Fazenda da Lagoa em Queluzito, que reuniu os integrantes do grupo e seus convidados que puderam usar seus veículos 4x4 em uma pista de obstáculos, curtir um churrasco e bater um bom papo.

 

Acontecerá nos dias 30 e 31/08/2019 em Ouro Branco MG o 5ºEncontro de Jipes, Gaiolas e Quadriciclos, com opções de passeio, trilha leve e trilha pesada, além de várias atrações durante o evento.

 

Nesse mês de agosto (08/08) o Esquadrão Off Road Lafaiete completou oito anos de fundação. Parabéns a todos os seus membros por estarem juntos por mais um ano ajudando a divulgar nosso esporte. Em breve divulgaremos o evento de comemoração da data.

Para entrar em contato com a Caminhos de Minas Expedições Off Road e conhecer nosso trabalho temos os seguintes canais:

 (31) 99990-4269    (31) 98622-6151

 www.facebook.com/caminhosdeminasoffroad

 caminhosdeminas@outlook.com

                                    

 Tarick de Vasconcellos Martins

Gestor da Caminhos de Minas e graduando em Engenharia de Produção pelo IFMG Campus Congonhas.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 20/08/2019


Comente esta Notícia