Região


Peça infantil gratuita sobre segurança no trânsito será encenada em Congonhas



O trânsito oferece uma série de perigos e a imprudência nas vias férreas também pode causar sérios problemas. Com o objetivo de evitar acidentes e mostrar para as crianças os riscos que as ruas e as vias férreas proporcionam, o espetáculo “Trânsito Legal” chega a cidades de Minas Gerais. As apresentações fazem parte do projeto “Diverte Teatro Viajante”, idealizado e promovido pela Ciência Divertida – empresa líder em espetáculos teatrais para crianças, com patrocínio da MRS Logística – operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo – com a realização do Ministério da Cidadania.

Serão 42 apresentações entre os dias 01 e 25 de agosto, que devem ser assistidas por um público estimado de 8 mil crianças, em instituições públicas de ensino de Barra do Piraí e Vassouras, no Rio de Janeiro, e nas cidades mineiras de Juiz de Fora, Ewbank da Câmara, Santos Dumont, Congonhas e Brumadinho. O projeto conta com a parceria das Secretarias de Educação dos municípios.

Por meio de um cenário inteiramente interativo, colorido e lúdico e de personagens didáticos e divertidos, o espetáculo ilustra as maiores imprudências cometidas por motoristas e pedestres, as consequências do desrespeito às leis de trânsito, as maneiras corretas de circular pelas vias e a importância do uso do cinto de segurança “De forma leve e descontraída, os atores da Ciência Divertida apresentam aos alunos os possíveis perigos do trânsito e como os sentidos do corpo humano são parte fundamental da percepção de novas ameaças”, conta o diretor do projeto, Julio Martinez. 

"A maior parte dos acidentes envolvendo trens são causados por imprudência, desatenção e pela presença de pedestres em áreas probidas, muitas vezes usadas para cortar caminho. Essa prática é muito arriscada e tem levado a acidentes, muitos deles graves, alguns até fatais. Entendemos que uma mudança cultural em prol da valorização da vida e de um maior cuidado é mais efetiva quando investimos na sensibilização das crianças. Promover uma maior consciência sobre os riscos da imprudência no trânsito e na proximidade da ferrovia é nosso grande objetivo”, completa Verônica Mageste, especialista de Relações Institucionais da MRS Logística.

Participam da peça dois atores, um produtor e um diretor artístico. Durante a encenação, os divertidos agentes de trânsito passam pelas mais diversas situações no trânsito e, através de um enredo cativante, trazem uma reflexão sobre os cuidados necessários para um trânsito realmente mais seguro.

Serviço

Com o objetivo de ampliar a inclusão por meio da experiência artística, a Ciência Divertida realiza espetáculos que contam com acessibilidade para pessoas com deficiência.

Peça: “Trânsito Legal”.

CONGONHAS (MG)

 

Data: 20/08

Horário: 13h30 e 15h30

Local: EM Michael Pereira de Souza

Endereço: Rua Danilo José G. Ferreira, 81a - Praia

 

Data: 21/08

Horário: 10h, 13h30 e 15h30

Local: EM Judith Augusta Ferreira

Endereço: Av. Tiradentes, 46 – Dom Oscar

 

 

Sobre o Diverte Teatro Viajante

A partir de sua primeira edição em 2014, o projeto consiste em levar o teatro para espaços alternativos como escolas, praças públicas, locais privados de acesso público, entre outros, tornando-os culturalmente aproveitáveis, desenvolvendo programas integrados que permitam o contato, a interação e a participação das crianças com representações ativas através do teatro infantil.

Os assuntos abordados no projeto fazem parte do dia a dia destes jovens, mas muitas vezes não são abordados com frequência. O projeto visa complementar o conteúdo apresentado pelas escolas, fazendo com que os participantes o absorvam de forma lúdica, uma vez que o assunto é apresentado de forma teatral. Conheça mais em www.diverteteatroviajante.com.br




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 13/08/2019


Comente esta Notícia