Esportes


Conheça o desafios, as aventuras e a emoção de quem pratica Off-Road



Começamos a partir desta semana a escrever sobre algo que todos, com certeza, já ouviram falar em algum momento de suas vidas... o Off-road

Off-road ou fora de estrada são termos que designam atividades variadas praticadas em locais desprovidos de estradas pavimentadas, calçadas ou de fácil acesso. Normalmente a prática do off-road acontece em locais distantes das cidades e desprovidos de qualquer infraestrutura urbana. Os principais objetivos de quem pratica o off-road são o contato com a natureza, superar as dificuldades de acesso e transposição de obstáculos impostos pela natureza que surgem no caminho escolhido, como por exemplo lama, pedras, erosões, subidas e descidas íngremes, alagamentos.

Viajar com a família, fazer novos amigos e trazer na bagagem experiências e histórias incríveis aumentam a extensa lista de objetivos que levam milhares de pessoas a praticar o off-road.

 

História do off-road

O off-road atualmente tem diversas modalidades, as quais são praticadas utilizando-se diversos tipos de veículos, sejam eles motos, quadriciclos, bikes, cavalos e até mesmo a pé, sendo o mais conhecido e mais associado a essa modalidade de esporte o veículo 4x4 ou veículo com tração nas quatro rodas.

Contemos agora um pouco da história do off-road no Brasil, onde a prática acabou por se tornar um esporte bastante popular, com um grande número de praticantes espalhados por todos os cantos do país.

A história moderna do off-road remonta aos tempos da Segunda Guerra Mundial, quando o exército americano solicitou às fábricas automobilísticas que desenvolvessem um veículo leve e com tração nas quatro rodas, que atendesse às necessidades das tropas nos campos de batalhas   

Dessa necessidade surge o veículo 4x4 mais famoso de toda a história e que até hoje tem aficionados por todo o mundo, o Jeep Wilys. Ele se tornou um herói entre os combatentes e sua fama ganhou o mundo. Com o fim da guerra, suas qualidades foram adaptadas pelos fabricantes passando a ser incorporadas pelos veículos de uso civil.

 

 

Off-road : o esporte, o lazer

Após ser utilizado principalmente nas áreas rurais do Brasil, onde as estradas não existiam ou eram de péssima qualidade, o Jeep também criou seus fãs no país inteiro. No início da década de 80 alguns aficionados pelos chamados “veículos fora-de-estrada”, concentrados primeiramente no sudeste do País, começaram a se organizar e em seguida fundaram o Jeep Clube do Brasil, uma das maiores e mais respeitadas instituições existentes.

A prática do off-road foi conquistando terreno e atraindo a atenção de todos, praticantes ou não,  e a realização de festivais nacionais e encontros regionais cada vez mais numerosos foi uma questão de tempo.

Os chamados “jipe clubes” se proliferaram e hoje é comum, nas cidades brasileiras independente de seu tamanho e localização, a existência de pontos de encontro semanais de “jipeiros”.

O off-road atualmente pode ser praticado como esporte e como uma ótima opção de lazer para a família. Existem vários tipos de provas espalhadas pelo país, sendo uma das mais famosas o Rally dos Sertões e para os que não praticam o esporte como profissionais existem as chamadas “trilhas”, os passeios ou as expedições que são modalidades nas quais as famílias podem participar aproveitando toda a diversão.

 

Lafaiete e o off-road

A nossa cidade, como muitas outras no Brasil, também se rendeu a prática do off-road tendo inúmeros praticantes que utilizam os mais diversos tipos de veículos na prática do off-road.

Os praticantes têm a sua disposição para divulgação e realização dessas atividades grupos como o Esquadrão Off Road Lafaiete criado em 2011 sendo o mais antigo em atividade na nossa cidade, a Equipe Jabuti Off Road formada por praticantes de motocross criada em 2014 e o 4x4 Off Road Lafaiete criado em 2019, além da Caminhos de Minas Expedições Off Road que tem por objetivo principal a realização de passeios e expedições.

 

A Caminhos de Minas

A Caminhos de Minas Expedições Off Road surgiu da necessidade e oportunidade de explorar e desenvolver o potencial turístico das áreas não urbanas do município e região, colocando o turista em contato com seus pontos históricos, a beleza de sua natureza, com suas montanhas, rios e cachoeiras, assim como a diversidade de sua fauna e flora, e também proporcionando crescimento em várias áreas do comércio local, como hotelaria, corretoras de imóveis, combustíveis, artesanato e alimentação, tudo tendo como base a divulgação e a prática do off road.

Os nossos eventos off road são monitorados por pessoas com experiência na atividade e proporcionam aos proprietários de veículos 4x4 uma oportunidade de utilizar seus veículos em cenários não urbanos, conhecendo pontos turísticos da região, desfrutando a proximidade com a natureza e a culinária mineira, além de conhecer novas pessoas e desenvolver o espírito de companheirismo que o off road oferece.

A Caminhos de Minas tem como slogan “Descobrindo novos caminhos com novos amigos!” já que essas atividades proporcionam a todos essas duas oportunidades ao mesmo tempo.

 

A empresa foi criada em 2013 e já organizou várias expedições em nossa região sempre tendo Conselheiro Lafaiete como seu ponto de partida, assim como participou de outros eventos realizados em cidades da região.

 

 

 

Além dessa nova parceria com o Jornal CORREIO e o CORREIO Online, temos as parcerias com o Circuito Villas e Fazendas que tem suas atividades voltadas ao desenvolvimento do turismo em nossa região, com Mylena Martins Fotografias que tem registrado as incríveis imagens que esses eventos nos proporcionam e com o Esquadrão Lafaiete, através da ajuda de seus membros nos mapeamentos de trajetos e no apoio durante os eventos.

Nas próximas colunas traremos mais informações sobre esse esporte que tantos novos praticantes tem atraído, assim como informações da agenda de eventos a serem realizados pela Caminhos de Minas e eventos a serem realizados em outras cidades e que possam gerar interesse aos nossos leitores, que de agora em diante serão nossos novos amigos na descoberta de novos caminhos.

 

Para entrar em contato conosco e conhecer nosso trabalho temos os seguintes canais:

 (31) 98622-6151 (31) 99990-4269

 www.facebook.com/caminhosdeminasoffroad

 caminhosdeminas@outlook.com

 

Tarick Martins

Gestor da Caminhos de Minas e graduando em Engenharia de Produção pelo IFMG Campus Congonhas.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 04/08/2019


Comente esta Notícia