Política


Deputado participa da primeira certificação do Sistema de Inspeção Regional do Codap



Agricultores familiares e produtores rurais de cidades filiadas ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap) receberam, oficialmente, o selo de certificação do Serviço de Inspeção Regional (SIR). A cerimônia foi realizada em Lafaiete na tarde da sexta-feira, 19 de julho. Ao emitir o certificado, o serviço, responsável por garantir a segurança alimentar em Minas Gerais, atesta que os gêneros alimentícios de origem animal (como carnes, ovos, leite, mel e seus derivados) produzidos na região estão de acordo com as normas sanitárias e de qualidade estabelecidas.
O SIR certifica com seu selo os produtos que foram elaborados observando a devida qualidade higiênica e sanitária. Ao mesmo tempo, incentiva os produtores a saírem da clandestinidade e se transformarem em empresários, fornecedores aos centros urbanos e áreas rurais. Os produtores certificados pelo SIR recebem a assessoria necessária para se adequar às normas vigentes e se credenciar para seguir a rota de desenvolvimento da agroindústria.
Foi difícil para o deputado estadual Glaycon Franco segurar a emoção ao cumprimentar os pequenos agricultores pelos novos tempos que se iniciam, de negociação honesta, justa e direta entre os elos da cadeia alimentícia. O parlamentar é filho de produtores rurais e conhecedor, desde a infância, das dificuldades enfrentadas pelo homem do campo para manter o nível de qualidade de seus produtos e comercializar a produção na cidade: “Só quem lida diretamente na terra ou com a criação de animais é capaz de avaliar o trabalho duro que o abnegado homem do campo enfrenta todos os dias, de sol a sol, sem direito a domingos e feriados”, afirma.
Para Glaycon Franco, a adesão dos municípios do Codap à certificação do Sistema de Inspeção Regional significa o apoio incondicional à profissionalização do agricultor familiar, que terá como atestar a qualidade de seus produtos e ampliar a comercialização dos mesmos. “Na prática, isso vai agregar melhoria de vida para as famílias que residem na zona rural e maior credibilidade à população das cidades, que terá atestada, oficialmente, aquilo que já sabia: a incontestável qualidade dos produtos do campo que vão à sua mesa todos os dias. Em nossa atividade como deputado, sempre manifestamos apoio incondicional à implantação do SIR como poderosa ferramenta que expandirá significativamente a atividade agrícola e pecuária na região, particularmente a exercida pelos pequenos criadores e agricultores familiares”, afirmou.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 29/07/2019


Comente esta Notícia