Psicóloga Renata Fernanda Dias lista alguns mitos e verdades sobre drogas


Não faça a sua vida virar uma droga!



Bebo todo final de semana. O álcool não é uma droga perigosa.

Mito. O álcool é uma das drogas que mais mata do mundo. É fator de risco para uma série de doenças e muitas vezes a porta de entrada para outras drogas. Embora, muitas drogas levemà morte, emtermos de saúde pública, o álcool é um grande problemapois o consumo é muito elevado.

As substâncias ilegais são mais perigosas do que as legalizadas?

Mito. O fato dasubstância ser legal ou ilegal não tem uma relação direta com o perigo que oferece. Muitos têm a tendência de achar que a substâncias como o álcool, que já são legalizadas, não são tão problemáticas e prejudicais quanto as drogas ilegais, o que é um engano. Infelizmente, na nossa cultura somos demasiadamente tolerantes com relação às drogas legalizadas (medicamentos, álcool, fumo, etc.)

Maconha é uma droga leve?

Mito. A maconha quando usada por um longo período prejudica o indivíduo de forma acentuada em seu rendimento, seja na vida, nos estudos, no trabalho e na família. Sabe-se também que a maconha pode desencadear transtornos psiquiátricos graves como esquizofrenia e transtorno bipolar, afetar a memória e causar câncer.A abstinência da maconha no usuário causa depressão, inapetência, letargia e desânimo geral.Mulheres que fazem uso de maconha na gravidezprejudicamo feto e podem sofrer aborto.

Eu paro de usar drogas a hora que eu quiser?

Mito. A dependência tem causas psicológicas, mas também causas neuroquímicas o que dificultamuito o usuário ter controle sobreseu uso.

Algumas pessoas usam drogas para fugir dos problemas ou do stress?

Verdade. Todas as drogas podem te fazer se sentir bem por um tempo, mas não vão acabar com os problemas. Na verdade, só vão torná-los maiores. Usar drogas para suprirdeficiências na sua vida normal aumentará as chances de vício. Isso vai trazer mais problemas para você.

Uso de drogas pode levar a transtornos mentais graves?

Verdade. Se você sofrede ansiedade ou depressão, usar drogas aumenta o risco de piorar ou de você desenvolver um problema se saúde mental mais sério. Se você tem tendência a esses problemas, usardrogas pode desencadeá-los. Quanto maior a quantidade e mais longo o tempo de uso, maior a chance de ter problemasinterferindo em sua saúde mental.

Misturar medicação e álcool faz mal?

Verdade. O risco maior é quando a bebida e o medicamentointeragem. O grande perigo mora naquelas drogas usadas para tratar problemas neurológicos e psiquiátricos. O álcool potencializa o efeito delas, em vez de anulá-lo, tornando uma combinação perigosa.

Existe cura para a dependência química (adicção)?

A adicção é uma doença crônica, assim como o diabetes e hipertensão, porém totalmente passível de tratamento. Vale ressaltar que além de cessar o consumo, um tratamento eficaz é aquele que consegue auxiliar o indivíduo a retomar o funcionamento produtivo na família, no trabalho e na sociedade.

Renata Fernanda Dias

Psicóloga CRP 04/13463




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 28/07/2019


Comente esta Notícia