Saúde


Clareamento dental: o que é, como e quando fazer



O clareamento dental é um dos procedimentos estéticos mais procurados nos consultórios odontológicos nos dias de hoje. Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), esse tipo de tratamento estético aumenta 30% ao ano no país.Apesar de ser um procedimento simples, ele exige cuidados e por isso só pode ser realizado por um profissional. Um cuidado muito importante, é que receitas caseiras e promessas de produtos milagrosos (vendidos sem registro na ANVISA e sem comprovação cientifica, que são oferecidos em diversos sites na internet), sejam vistos como um risco à saúde e à integridade dos nossos dentes.O clareador dental é um gel com concentrações diferentes, que pode ser feito a partir do Peróxido de Hidrogênio ou Peróxido de Carbamida.

Essas substâncias, em contato com a superfície do dente, ativa uma reação química, quebrando e eliminando as partículas de pigmentos amarelos que são responsáveis pelo escurecimento do mesmo.Existe hoje, no mercado, duas formas de se realizar o clareamento dental. Uma das formas é o clareamento caseiro, que é feito pelo paciente em sua casa, usando uma moldeira onde se aplica o gel clareador. Neste tipo de clareamento, se gasta, em média, duas semanas para obter-se o resultado final e o procedimento deve ser supervisionado e indicado pelo cirurgião dentista.

A outra forma, é o clareamento de consultório, que em minha opinião é a melhor opção, porque o profissional tem um maior controle da situação, é mais seguro para o paciente e tem um resultado mais rápido. Este é o tipo de Clareamento feito no consultório pelo cirurgião dentista e, em média, fica pronto com apenas três consultas. O paciente deve ser orientado e deve estar ciente de algumas limitações, como por exemplo, a necessidade de troca das restaurações dos dentes anteriores pós-clareamento, pois as mesmas não sofrem a ação do clareador, ou seja, os dentes clareiam, mas as resinas, não.Em caso de gengivas inflamadas e presença de Tártaro nos dentes, a limpeza e raspagem devem ser realizadas antes da aplicação do gel clareador.E para finalizar alimentos como café, chá, refrigerantes, vinhos, extrato de tomate, chocolate, beterraba e alimentos ricos em corantes devem ser evitados durante o tratamento para que o resultado não seja prejudicado.

Serviço:

Class Odontologia Estética

Marcelo Augusto Barros de Albuquerque

Honorica Andrade Pires

Endereço: rua Coronel Albino, 202, Fonte Grande (próximo ao Hotel Meri)

Telefone: 4114-1196

WhatsApp: 99544-1805




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 23/06/2019


Comente esta Notícia