Região


Parceria entre Prefeitura e IFMG amplia conhecimento científico entre alunos da rede municipal



O conhecimento científico e o desenvolvimento de atividades experimentais estão sendo incentivados na rede municipal de ensino, por meio do Projeto Vivencie, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação e o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) campus Congonhas. As aulas dedicadas a esse tema começaram este mês e vão até dezembro, tendo como público-alvo os alunos do 9º ano da escola municipal Michael Pereira de Souza. Na finalização do programa, os estudantes realizarão as atividades práticas no laboratório de Química e Biologia do IFMG campus Congonhas.

O Mundo Invisível foi tema do último encontro, realizado no dia 12 de junho. Foram utilizados estereomicroscópios (popularmente conhecido como microscópio) e tratados os conceitos: lentes, limite de resolução (capacidade de distinguir detalhes) dos nossos olhos e da lupa, limite dos nossos sentidos humanos e o mundo microscópio cheio de nuances que nossos olhos não captam.

Os alunos foram estimulados a observar, a olho nu, as seguintes amostras: nota de vinte reais, nota de dólar e euro, inseto e anel de pedras lapidadas. Em seguida, observaram as mesmas amostras utilizando os estereomicroscópios e relataram sobre os detalhes vistos, que nem sabiam que existiam. Os alunos perceberam o poder de ampliação e aumento da capacidade de ver detalhes de amostras que a microscopia permite.

As atividades práticas são coordenadas por duas professoras do IFMG, com auxílio de dois alunos bolsista da mesma instituição, além da cooperação de professores de Ciências e funcionários da E.M. Michael Pereira de Souza.

Projeto Vivencie

A Secretaria de Educação e o IFMG Congonhas estabeleceram uma parceria para o desenvolvimento de projetos entre escolas da educação básica e o Instituto Federal, buscando a ampliação dos saberes e a aproximação entre a sociedade e a instituição de ensino.

O objetivo do Projeto Vivencie é criar um ambiente de aprendizagem voltado para realização de atividades práticas que possibilitem ampliar a visão do estudante para discutir e empregar, na prática, conhecimentos teóricos da disciplina de Ciências, expandir o conhecimento científico para além da sala de aula, gerar envolvimento e percepção do papel ativo que o indivíduo tem na construção do seu conhecimento, estimular o aluno a desenvolver e utilizar o vocabulário científico e articular o uso da infraestrutura da Escola Municipal Michael Pereira de Souza e do IFMG campus Congonhas.  Esta ação favorece a incorporação de atividades práticas em Ciências no cotidiano escolar, em favor de uma promoção ativa do ensino e da aprendizagem.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 22/06/2019


Comente esta Notícia