Comunidade


Saiba quais são os cuidados que você deve tomar com o seu pet no frio



O frio está chegando e assim como nós, humanos, cães e gatos sofrem com as temperaturas baixas. Eles se alimentam em maior quantidade, podem ser vítimas de vírus como o da gripe e serem afetados por problemas respiratórios, por exemplo. Esta semana darei algumas dicas para evitarmos problemas com nossos pets du­rante esta época do ano.
Como falamos na última semana, no frio temos que ter alguns cuidados a mais com os banhos. É interessante escolher a hora mais quente do dia para isso. Seja em casa ou no pet shop, deve ser dado com temperatura morna, e o pet muito bem seco, de preferência com secador de cabelos, para protegê-lo do frio e da umidade. Se o seu animalzinho não estiver muito sujo, vale a pena optar pelo banho a seco (com produtos específicos para isso ou lenço umedecido) para prolongar a duração do banho.
Outra dica é ao passear com os cães em dias frios. Vale a pena optar por horários mais quentes, principalmente pela manhã, evi­tando ventos frios. Alguns animais necessitam de roupas quentes, principalmente os filhotes, cães e gatos de pelo curto e animais idosos. Para saber se eles estão com frio, perceba que as extremidades, como as patinhas e pontas das orelhas, estarão mais geladas.
Assim, como os demais membros da família, os pets também comem mais no inverno. Não se assuste! Se o seu animalzinho estiver com problema de sobrepeso, converse com o veterinário sobre a utilização de uma ração menos calórica podendo até ser misturada à ração comum que ele já come.
É importante também verificar a vacinação do seu pet, pois no frio as viroses costumam aparecer, principalmente aquelas transmitidas por secreções nasais, como a gripe e a cinomose. Sim, os animais podem ficar gripados, e isso em qualquer época do ano, mas quando as temperaturas caem, a incidência aumenta. A doença pode ser causada por vírus ou bactérias, que levam a crises de tosse semelhante a engasgos. Outros sintomas comuns são espirros, secreção nasal ou ocular, febre, apatia e falta de apetite. É importante que seu animal esteja com estas vacinas em dia. Verifique a carteirinha de vacinação dele.

Serviço

Clínica Veterinária São?Francisco
Jean Ciarallo
Veterinário especialista
em Clínica e Ortopedia

Endereço: rua Duque de Caxias,
352, Chapada.
Mais informações: (31) 3721-1530 /
9 8580-1530
saofrancisco@cvsf.com.br




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 30/05/2019


Comente esta Notícia