Saúde


Meu filho está usando drogas. E agora?



Muitos pais ao descobrirem que seu filho está usando drogas, sentem vergonha, culpa e raiva. Alguns até reagem com irritabilidade, o que poderá   fragilizar a delicada relação pai-filho. Diante da descoberta é importante os pais se perguntarem quais são seus recursos para auxiliar o seu filho.

A família fica impactada, por isso necessita buscar suporte emocional primeiramente para si, a fim de mudar seu padrão relacional, modificar hábitos e comportamentos disfuncionais. Ter postura punitiva rompe qualquer tipo de vínculo de confiança. É com afeto que se consegue estabelecer limites, construir a relação do cuidado com paciência e proximidade.

É preciso compreender: o que seu filho está querendo dizer com esse comportamento; qual significado da droga para ele; como e em quais circunstâncias ocorre o uso; quem fornece a droga; o que está ruim em sua vida, por exemplo, está com dificuldades de relacionamento, está com baixa autoestima e outros...

Investigações nesse sentido e diálogo aberto são fundamentais para a compreensão da realidade que seu filho esteja vivenciando. Nunca o confronte quando ele estiver sob efeito de álcool ou outra droga. É necessário estar sóbrio nesse momento.

Impor limites, falar para não usar, esclarecer sobre os riscos e consequências negativas para a saúde e para a vida. Não facilitar o consumo de drogas ajudará o seu filho a superar o uso de drogas.

Estimule a ter hábitos saudáveis, seja por meios religiosos, prática esportiva, alimentação saudável, como também, incentivar a estudar, trabalhar e construir relações construtivas. Acompanhe seu filho na consulta com o psicólogo e ou psiquiatra, para uma avaliação minuciosa e intervenção adequada.

Outras formas de buscar ajuda é nos grupos de Alcoólicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA) - para os adictos em recuperação -  AL-Anon e Nar- Anon (direcionados para os familiares), Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas(Caps  AD), Comunidades terapêuticas, etc.

Renata Fernanda Dias.

Psicóloga Clínica CRP 04/ 13463

Fone: (31) 3763 5233 / (31) 9 95956258




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 26/05/2019


Comente esta Notícia