Comunidade


Em série especial, Jornal CORREIO escancara a realidade do meio ambiente em Lafaiete

Registrando a realidade de perto, semanário trará panorama realista sobre lixo, esgoto, poluição e recursos preservados na cidade


Ela está por toda parte: na terra, nos rios, no ar, tirando a vida do solo, fazendo da água um veneno e tornando o clima algo imprevisível. O fato é que o estilo de vida moderno, aliado à falta de educação e de consciência ambiental, tem contaminado tudo a nossa volta com a poluição. E se engana quem pensa que esse problema ainda se restringe aos grandes centros urbanos.
Na série de matérias que o Jornal CORREIO e CORREIO Online acabam de iniciar, o leitor vai acompanhar um verdadeiro raio-X da questão ambiental em Conselheiro Lafaiete: esta cidade que possui 127.539 habitantes e que possui o desafio de aprender a lidar com toneladas e mais toneladas de resíduos sólidos, que ainda engatinha quando o assunto é coleta seletiva e que convive com uma região central ruidosa, mas que também possui bons exemplos que merecem ser destacados e devem ser multiplicados.
A proposta é apresentar um retrato da situação ambiental da cidade dentro do contexto das agendas Marrom (Poluição), Azul (Água) e Verde (Cobertura Vegetal), registrando a realidade de perto, ouvindo especialistas, revelando as ações desenvolvidas e permitindo que se apontem os caminhos para a melhoria da qualidade de vida no município nas edições que antecedem o Dia Mundial e a Semana do Meio Ambiente. Confira os assuntos que serão abordados:

Meio ambiente e qualidade de vida: um retrato de Lafaiete

Resíduos sólidos - geração, armazenamento e disposição para recolhimento público, destinação final, custos de manutenção dos serviços, resíduos de saúde e a destinação final correta, resíduos da construção civil, serviços de caçambas para destinação final, recolhimento de lixo nos distritos de Lafaiete, flagrantes de descartes ilegais, Ecotres, Localix, antigo lixão e a legislação municipal sobre o assunto.
Esgotamento sanitário - taxa de cobertura do serviço, custos operacionais, ETE’s Bananeiras e Ventura Luiz, lançamentos clandestinos, cobertura de esgotamento sanitário nos distritos de Lafaiete, situação dos recursos hídricos, principalmente no perímetro urbano, além da legislação municipal sobre o assunto abordado.
Abastecimento de água - os mananciais de abastecimento da cidade, ameaças e a proteção legal dos mananciais, a taxa de cobertura do serviço de abastecimento, o abastecimento nos distritos de Lafaiete, o consumo diário no município, o desperdício e as ações de combate, além da legislação municipal sobre o assunto.
Poluição sonora e do ar - propagandas sonoras legais e ilegais, medições dos níveis de poluição sonora diurna e noturna em pontos específicos do município, a poluição do ar no perímetro urbano, por veículos automotores e pelas queimadas ilegais, além da legislação municipal sobre os temas abordados.
Cobertura vegetal – arborização urbana, áreas verdes preservadas – inclusive a Mata da Meia Lua, os remanescentes de áreas verdes dentro do perímetro urbano, exemplos de ações de melhoria da qualidade de vida pela arborização, além da legislação municipal sobre o tema.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 18/05/2019


Comente esta Notícia