Cultura


Abril Poético chega a Lafaiete com exposições artísticas, literatura e shows musicais



Com o tema “Água e Minério: Juntos Somos Menos Frágeis”, o Abril Poético está em sua itinerância por Minas Gerais. As atividades inaugurais foram realizadas nas cidades de Congonhas, no distrito de Lobo Leite, durante o Festival de Arte e Cultura do Alto Paraopeba (Facap). Em Ouro Branco, o Abril Poético participou com recitais em escolas na Semana de Incentivo à Leitura, organizado pelo município.
Entre os dias 11 e 14 de abril, a caravana cultural rumou para o Sul de Minas, nas cidades de Lambari, Cambuquira e Três Corações. A partir desta semana, as atividades terão como palco Conselheiro Lafaiete, e se intensificam até o dia 28 de maio, no Teatro da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL), onde será realizado  o encerramento com o show “Cantos Rurais”, de Tuca Boelsuns.

Mostra Cultural Santa Matilde


A programação do Abril Poético rompe o mês de maio com a retomada da Mostra Cultural Santa Matilde. O evento, que acontecerá entre os dias 1º e 4, está integrado às comemorações do Jubileu de Ouro da Matriz do Bom Pastor, em uma parceria entre a paróquia e a Lesma. Inclui exposições artísticas, literatura, shows musicais com apresentações de violeiros, roqueiros e seresteiros. A Mostra Cultural é a gênese da fundação da Liga Ecológica Santa Matilde (Lesma), quando ocorria anualmente, na década de 1990, reunindo os artistas do bairro e de Lafaiete. Ainda no mês de maio, o Abril Poético encerra-se com atividades em Ouro Preto e Mário Campos. 

Lugar
 
Sendo o rio, Bananeiras,
Eu sou a linha do trem:
Você precisa conhecer, neném!
 
Sendo vila operária,
Eu sou urbana e agrária:
Você precisa conhecer, meu bem!
 
Mas sendo a 040,
Eu sou pedra noventa:
Você precisa conhecer também.
 
Poema: Osmir Camilo




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 30/04/2019


Comente esta Notícia