Política


Vereador e professor Oswaldo participa do Projeto de Políticas Públicas do Colégio Nazaré



A Campanha da Fraternidade deste ano, promovida no seio da Igreja Católica pela CNBB, nos sugere a reflexão sobre Políticas Públicas durante a Quaresma. Em tempo de crises em várias instituições brasileiras, e com a proposta de cortes violentos nas áreas de competência e obrigação do estado brasileiro, parece ser difícil esta empreitada cristã. Afinal, política pública precisa da aprovação do Estado e, muitas vezes, da sua participação com apoio logístico e financeiro. Mas, o que nos move é a esperança de construir um país melhor para todos, e a fé de que o brasileiro vai tomar as rédeas de sua história política, com mais comprometimento e ação cidadã.
Trabalho com educação religiosa e sociologia nesta instituição centenária. O tema da Campanha da Igreja favorece o trabalho nas duas disciplinas. Deus quer um mundo mais equânime para todos os seus filhos. Assim o disse Jesus Cristo com sua prática entre nós. Evidentemente que isso passa pela organização social e política da sociedade. “A política é melhor forma de fazer caridade”, nos disse Paulo VI, ratificado pelo Papa Francisco. A nossa intenção é, além de formar nossos alunos para a empatia e a solidariedade social, viabilizar uma proposta concreta de política pública para a juventude de Conselheiro Lafaiete.
Depois de algumas iniciativas de foro interno, no sentido de organização do conhecimento e das ações práticas, nos voltamos para apreender o discurso oficial e legal. Assim, ouvimos o professor Roberto Santana sobre os Conselhos Comunitários e qual é a sua atuação nas diferentes áreas que lhes cabem. Ouvimos, também, o professor e vereador Oswaldo Barbosa, trazendo sua experiência da Câmara Mu­ni­cipal junto às escolas do município. As duas palestras foram prontamente absorvidas por alunos do ensino médio, com debates elucidativos dos aprendizes diante do desafio sócio-político que era apresentado. Nossa gratidão aos professores Roberto e Oswaldo pela substancial e generosa colaboração.
Nosso próximo passo é o contato com alunos de outras escolas de Lafaiete, com a finalidade de partilhar preocupações, levantar dados e dar forma a um projeto concreto de política pública para a juventude de nossa cidade. Acreditamos ser esta uma oportunidade de “sermos libertados pelo direito e pela justiça”! O vereador e professor Oswaldo Barbosa ressaltou a importância do interesse e participação dos jovens na política, principalmente no âmbito municipal.

Professor José de Cássio Martins
Especialista em educação religiosa e sociologia




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 09/04/2019


Comente esta Notícia