Comunidade


Yoga gratuito na praça do Cristo já recebeu mais de 200 praticantes

Prática oriental vem sendo cada vez adotada por quem busca o equilíbrio entre o corpo e a mente


Uma filosofia de vida que se po­pularizou nos últimos anos tem conquistado cada vez mais adeptos em Lafaiete. Mas o que talvez nem todos saibam é que essa prática é oferecida, gratuitamente, em alguns es­paços da cidade, como as praças CEUs, no Rochedo, e do Cristo, no San­ta Efi­gênia. Desde 2017, Edson Pereira Bue­no, mais conhecido pelo seu nome espiritual, Indra Datta, vem ministrando, juntamente com alguns colegas, o Yoga na Praça. Segundo detalha, as posturas realizadas trabalham em cima das glândulas endócrinas e auxiliam no tratamento contra depressão, ansiedade, pressão alta, diabetes, problemas re­nais, entre outros. Existem posturas es­pecíficas para cada glândula. “Fazemos Yoga para cuidar da saúde”, explica.
Idealizador do projeto Yoga na Praça, que ocorre aos domingos pela manhã na praça do Cristo, Indra Datta iniciou a ação como uma forma de divulgação mais dinâmica da prática. “A princípio, para alguns, soou como louca a ideia de oferecer aulas gratuitas, mas esse era exatamente o objetivo: oferecer conhecimento e práticas de graça, para que as pessoas sentissem os benefícios que o Yoga oferece, e não apenas ouvissem falar sobre. Muitos não sabiam que a cidade tinha instrutores de Yoga e a ação levou a parcerias com diversos estúdios da cidade”, relata.
São diversas linhas existentes na cidade. Segundo o instrutor, há quem pratique Kriya Yoga, Hatha Yoga, SwaSthya Yoga e Tantra Yoga. E dentro de cada linha, há diferentes formas de se praticar. “Apesar de se diferirem no objetivo e filosofia, as posturas são as mesmas. Alguns podem trabalhar mais a parte física, como o Hatha Yoga. Outros trabalham mais a espiritualidade. E existem os que seguem o caminho do meio, como é o meu caso: pratico o Tantra, que trabalha mente, corpo e espírito com base na biopsicologia. Uma nova ciência, voltada para além do autoconhecimento, trabalhando de forma consciente as glândulas e o olhar interior”, explica Indra.
O Yoga na Praça trabalha com revezamento de professores, para que, a cada domingo, seja praticada uma linha. Dessa forma, as pessoas podem se identificar com uma específica, ou praticar todas. Hoje, passam pelo Yoga na Praça cerca de 25 alunos. Ao todo, já participaram da ação mais de 200 pessoas.

Quem é Indra Datta

O instrutor é uma prova de que a filosofia do Yoga pode mudar os rumos da vida das pessoas. Formado em Recursos Humanos, Indra conheceu o Yoga em 2004. Depois de encontrar um monge, vindo da Índia, representante da associação internacional Ananda Marga, ele recebeu o convite para fazer o curso e formação em Yoga. A partir de então, abandonou sua antiga formação e, em 2016, passou a trabalhar como instrutor de Yoga, dedicando-se mais ao lado holístico e terapêutico. Ele conta que existem monges espalhados por mais de 180 países e é através deles que sempre busca informações para completar sua formação. “Depois que iniciamos o aprendizado, nos tornamos eternos aprendizes”, diz. Hoje, ele representa a Instituição Ananda Marga na cidade.

Serviço
Yoga na Praça do Cristo
Horário: às 8h no verão
e às 9h, no inverno
Contatos: 31 99612-3370 - Indra
@yoganapracalafaiete
facebook.com/yogaaosdomingos/

 

Onde mais praticar Yoga em conselheiro lafaiete

Prana Satya: (31) 98393-0583 - rua Horácio de Queiroz, nº 50 - Centro
Espaço Jaya Yoga: 3721-3248 - rua Coronel Albino, 350, Fonte Gran­de/Centro
Méthodo Espaço de Transformação: (31) 98716-6636 - rua Duque de Caxias
Casa Ananda Shanti (31) 99612-3370 - rua Francisco Rodrigues Pereira, 100, Angélica
Espaço Aditti Yoga: (31) 98860-0918 avenida Prefeito Telésforo Cândido de Resende, 861, sala 309, Centro.
Praça CEUs: rua Ito Alves, 185, Ro­chedo.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 26/03/2019


Comente esta Notícia