Comunidade


Cinco estratégias sustentáveis para aplicar hoje em qualquer empresa



A preservação do meio ambiente é uma das pautas mais urgentes em todo o mundo, e também uma das mais complexas. Precisamos ter em mente que as atividades humanas causam uma série de impactos profundos à natureza, ao mesmo passo que elas são fundamentais para o desenvolvimento da economia.  

Quando pensamos nas empresas, independentemente de seu porte, a responsabilidade pelo meio ambiente é ainda maior: deve-se considerar a produção de resíduos, legislação ambiental e também como sua imagem está associada ao público, cada vez mais antenado e exigentes.  Não é à toa que o marketing verde se tornou uma estratégia importante para marcas e empresas que buscam oferecer serviços e produtos associados à consciência ecológica, quesito muito importante para grande parte dos consumidores.

Por isso, reunimos algumas medidas simples e necessárias para que empresas possam atender essa tendência global e mudar suas atitudes agora mesmo. Todos saem ganhando e a natureza agradece.

 

Implementar a coleta seletiva

 

A coleta seletiva é um passo fundamental para uma boa gestão de resíduos, combate ao desperdício de materiais e a implementação de processos produtivos mais apurados e rentáveis para um negócio. Além de atender às normas e leis ambientais, a coleta seletiva impacta positivamente as operações, reduzindo desperdício de materiais, identificando resíduos em suas diferentes categorias e os encaminhando para o descarte adequado, poupando a natureza de seus malefícios. Veja os benefícios da coleta seletiva para a sua empresa aqui.

 

Redução do consumo de energia

 

Mesmo a energia hidrelétrica, amplamente utilizada no Brasil, gera impactos ambientais para sua produção. Para evitar seu desperdício, mantenha a manutenção preventiva do edifício, equipamentos e máquinas sempre em dia. Quando possível, mantenha portas e janelas abertas para aproveitar a iluminação natural do dia. Outra dica é a instalação de lâmpadas LED, que apesar de um pouco mais caras, consomem menos energia. Também vale a pena adotar sistemas de sensor de presença, que apagam automaticamente a iluminação na ausência de pessoas no espaço.

Consumo consciente da água

 

Economizar água é uma medida fundamental para uma atitude sustentável. É importante estar atento às condições do sistema hidráulico do edifício para evitar vazamentos. Se possível, opte por torneiras com redutor de vazão. Alguns desses dispositivos podem reduzir pela metade o consumo da água na empresa.

 

Repense as embalagens

 

Se sua empresa fornece produtos, repense as embalagens em que são comercializados. Substitua embalagens plásticas por papel e papelão, por serem materiais biodegradáveis. Se possível, ofereça a opção de embalagens retornáveis, como recipientes de vidro que podem ser devolvidos no ato da recompra.

 

Fiscalizar fornecedores

 

Passe o pente fino no histórico ambiental dos fornecedores da empresa. Uma simples busca pelo CNPJ pode informar se a empresa também está empenhada na causa ambiental e se adota procedimentos adequados, como coleta seletiva e possui certificações como a ISO 1400.

 

Cultura e mudança comportamental

 

Toda mudança requer um esforço coletivo, e esse pensamento deve permear todos os setores da empresa. Para adotar posturas sustentáveis é necessário conscientizar toda a população corporativa, independentemente de cargos e setores. Invista em treinamentos e palestras que reforcem uma postura ecologicamente correta, como, por exemplo, a substituição de copos descartáveis por canecas reutilizáveis individuais, o empenho no consumo consciente de água e energia e a política de combate ao desperdício.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 08/03/2019


Comente esta Notícia