Região


Prefeitos da AMIG reivindicam segurança e manutenção de empregos em reunião com Zema e Vale



O governador Romeu Zema recebeu na manhã de quinta-feira, 28, representantes da Associação Mineira dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (AMIG). Participaram da reunião o  presidente e prefeito de Nova Lima, Vitor Penido, o ex-presidente e prefeito de Congonhas, Zelinho, os prefeitos  Avimar de Melo Barcelos (Brumadinho), Alex Salvador (Itabirito), Antônio Carlos Noronha Bicalho (São Gonçalo do Rio Abaixo) e Marcelo Pinheiro do Amaral (Sarzedo). A comitiva solicitou apoio para garantirem segurança às cidades onde há barragens da mineração. Outro pedido foi no sentido de intervir junto à Vale para que não se confirmem as informações extraoficiais que dão conta da paralisação da atividade da mineradora Vale em algumas destas cidades mineiras, entre esta Congonhas, onde se encontra parte da Mina de Fabrica.

“O governador se comprometeu em criar um Conselho para discutir este momento difícil relativo à atividade da mineração em Minas Gerais. Zema assumiu o compromisso de indicar tanto a AMIG quanto outras entidades de Minas Gerais para participarem deste conselho, que terá como meta a defesa da vida e de uma mineração com sustentabilidade”, relata o prefeito Zelinho.

Na parte da tarde, os prefeitos e a Consultoria da AMIG reuniram-se com o diretor executivo da Vale, Luiz Eduardo Osório, e o diretor de sustentabilidade Regional da Vale, Sergio Leite, pedindo explicações sobre a declaração do presidente da mineradora para jornais de que irá paralisar algumas minas de minério de ferro no Estado. “O diretor executivo ficou de fazer uma agenda com os prefeitos após o Carnaval para prestar esclarecimentos sobre esta fala do presidente.

“Colocamos nossa grande preocupação com o possível desemprego de funcionários diretos da Vale, bem como dos terceirizados que prestam serviço à empresa. Destacamos também o grande prejuízo que as cidades mineradoras e o Estado terão com a possível paralisação dessas minas. O diretor executivo da Vale, Luiz Eduardo Osório, se mostrou sensível ao pedido dos prefeitos e se comprometeu a levar também esta resposta para a reunião marcada para após o carnaval”, completou Zelinho.

Também participaram das duas reuniões a secretária executiva da AMIG, Stael Tamires, e os consultores da entidade Roseane, Rogério e Valdir Salvador (Juninho). Este último fez uma explanação tanto para o governador, quanto para os diretores da Vale sobre o importante papel da AMIG, que, há 30 anos, vem defendendo os interesses das cidades mineradoras.

Fonte: Prefeitura de Congonhas




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 01/03/2019


Comente esta Notícia