Comunidade


Com a ETE Ventura Luiz, a Copasa inicia novo serviço de tratamento de esgoto em Lafaiete



Conforme comunicado aos moradores da região atendida pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ventura Luiz, em Conselheiro Lafaiete, nos meses de outubro a dezembro de 2018, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) iniciou, em janeiro de 2019, a cobrança dos serviços de tratamento de esgoto. O novo serviço representa um acréscimo de 41,82% em relação à conta total de água e esgoto. Assim, o valor total da cobrança referente ao serviço de esgoto na fatura (coleta e tratamento) passa a ser de 95% do valor pago pelo consumo de água.


É importante salientar que não há alteração para os moradores que já têm coleta e tratamento de esgoto realizados pela ETE Bananeiras, também em Conselheiro Lafaiete. A tarifação para esses clientes já vem sendo aplicada desde que a ETE entrou em funcionamento. Os moradores que não têm imóvel conectado à rede coletora não são tarifados.


Presente em Conselheiro Lafaiete desde 1980, a Copasa é a empresa responsável pelo tratamento e distribuição de água, bem como pela coleta e tratamento de esgoto do município. O sistema de abastecimento de água é composto por duas Estações de Tratamento (ETA) ? Bananeiras e Almeidas. O sistema de esgotamento sanitário conta com a ETE de Bananeiras e com a ETE Ventura Luiz.


Entregue ao município no segundo semestre de 2018 e com um investimento da ordem de R$ 25 milhões, a ETE Ventura Luiz opera com capacidade de 6 milhões de litros por dia e atende cerca de 60 mil lafaietenses localizados na região do Ribeirão Ventura Luiz.


A importância do tratamento do esgoto


O tratamento do esgoto é fundamental para a diminuição da proliferação de doenças de veiculação hídrica - transmitidas por meio do contato direto com a água contaminada ou por animais e insetos infectados ?, como a esquistossomose, a leptospirose e a cólera. Isso representa um ganho expressivo em saúde pública para a população, pois diminui os custos com medicações, tratamentos médicos e hospitalares. Além de contribuir para a diminuição da degradação ambiental em Conselheiro Lafaiete, a ETE Ventura Luiz também ajuda a proteger a fauna e a flora, revitalizando a bacia do Ribeirão Ventura Luiz. Outro ponto positivo proporcionado pela operação da ETE é a melhoria na infraestrutura da cidade, que poderá atrair novos investimentos, proporcionando maior geração de emprego e renda para a comunidade.


Fale com a Copasa


Os clientes que necessitarem de mais esclarecimentos sobre a nova tarifa ou quiserem solicitar manutenções e serviços de esgotamento sanitário devem entrar em contato com a Copasa pelo telefone 115 ou pelo site www.copasa.com.br, na seção "Fale Conosco". Os clientes também podem se dirigir à agência de atendimento da Copasa em Conselheiro Lafaiete, que fica na Avenida Professor Manoel Martins, 385, Campo Alegre.


Assessoria de Imprensa - Copasa


Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 01/02/2019


Comente esta Notícia