Comunidade


Feira e Arte realiza sua última edição do ano no dia 23



A tradicional Feira e Arte de Artesanato de Lafaiete realizará a sua última edição do ano no próximo dia 23 de dezembro. A Feira e Arte aproveita a proximidade com uma das datas mais rentáveis do ano, o Natal, para expor e valorizar o artesanato local. Para além dos expositores, quem prestigiar o evento, realizado das 8h às 16h, na praça Tira­dentes, encontrará muita música, gastronomia típica mineira e diversão.

Palco para exposição artística la­faietense e fonte de renda para artesãos e pequenos comerciantes, a feira existe desde 2009, realizando edições mensais, como explica a vice-presidente da Associação dos Artesãos de Conselheiro Lafaiete, Izabel Cristina: "Para dezembro, preparamos duas feiras, dias 9 e 23, voltadas para o Natal. A programação é praticamente fixa: sempre acontece no segundo domingo de cada mês, exceto nos meses de maio e agosto, quando a feira é realizada no primeiro domingo (em razão do Dia das Mães e Dia dos Pais), e em dezembro, quando fazemos duas por causa do Natal". A vice-presidente também destaca o caráter familiar do evento: "É sempre um domingo gostoso. O pessoal pode vir com as crianças, com os pais, com quem quiser, pois é sempre um ambiente muito tranquilo", detalha Izabel.

O ambiente familiar é frequentado por pessoas de diversas faixas etárias, criando um espaço de acolhimento para quem quer ter um domingo descontraído. Marília Seabra, bordadeira, é frequentadora da feira há bastante tempo. "Não exponho aqui, na feira, mas sempre que posso, eu acompanho as novidades. Hoje, dia 9 de dezembro, eu encontrei uma ami­ga que veio com o neto e ela me disse que o havia trazido pela primeira vez para visitar a feira. Acho que a Feira e Arte é um lugar agradável pa­ra todos, é sem­pre mui­to interessante ver o que há de novo", relata a bordadeira.

Além de ser um ótimo espaço de descontração, é também um momento de obter lucros. Antônio Ro­sário, conhecido como Toninho Cacau, é um dos vários expositores da feira que tem sua história de vida conectada com o artesanato desde criança. Hoje ele concilia as profissões de ca­beleireiro e artesão. "A feira é muito boa. Dá um movimento bom. É uma vitrine", avalia o artesão, que já vendeu peças que foram levadas para a Ale­manha e Estados Uni­dos. Se­gun­do a artesã Juliana Amo­rim, a feira é um bom espaço para a divulgação dos nossos trabalhos, mas nem sempre é tão rentável como po­deria ser. "Acho que deveriam me­lhorar a divulgação sobre o funcionamento da feira", avalia.

Serviço

Feira e Arte

Data: 23/12

Horário: das 8h às 17h ? no dia 23 será até às 18h

Local: Praça Tiradentes

Associação dos Artesãos

Telefone: (31) 99911- 8977.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 15/12/2018


Comente esta Notícia