Comunidade


Conheça seis empregos promissores para os próximos anos



O futuro é agora, dizem alguns especialistas quando o assunto são transformações tecnológicas. De fato, o mundo do trabalho passa por um período de radicais mudanças em toda a cadeia de produção, processos e reinvenção de profissões. O mercado exige uma série de competências e habilidades que antes não eram solicitadas, fruto das transformações culturais e tecnológicas do século 21. Há uma infinidade de novas ocupações - estima-se que 65% das posições a serem exercidas a partir de 2020 ainda não existem. Mas é possível fazer algumas previsões. Confira a seguir seis profissões em alta para os próximos anos.


1. Profissões ligadas ao envelhecimento

O aumento da expectativa de vida impulsiona o setor de saúde, sobretudo aquelas profissões ligadas ao cuidado com os idosos. Com maior qualidade de vida, eles precisam de cuidados especiais, como cronograma de exercícios e de alimentos adequados para a reposição de nutrientes fundamentais ao organismo. Por esses motivos, a gerontologia, que estuda o envelhecimento, e a geriatria, área médica responsável pelos cuidados com os idosos, são fortes candidatas a profissões do futuro. Quem faz faculdade de psicologia, medicina, educação física e enfermagem tem boas chances de trabalhar na área.

2. Marketing digital

A publicidade tradicional transmitida pelo rádio e pela TV perdem espaço para outras formas de promoção de uma marca ou produto. Esses métodos tradicionais costumam ser invasivos e interrompem o consumo de informação e entretenimento do indivíduo. Com o marketing digital, no entanto, o processo se inverte. Além de grande parte do público estar conectado à internet, essa nova modalidade de comunicação permite impactar os consumidores de forma diferente - não só com anúncios publicitários, e sim com conteúdo de qualidade e direcionado a pessoas específicas.

SEO e marketing de conteúdo são termos que já existem há um tempo, mas ganharão ainda mais força nos próximos anos. Portanto, os especialistas nessa área serão cada vez mais requisitados pelo mercado.

3. Biotecnologia

A tecnologia e a inovação no setor de saúde impulsionam a área da biotecnologia. Automação de tarefas, novos métodos de produção de sementes e avanços relacionados com a genética são alguns dos temas em alta. O país é referência no agronegócio, e a tendência é que continue com esse título nos próximos anos. Diversas profissões podem se beneficiar desse boom tecnológico, como engenharia e, é claro, biologia e biomedicina.

4. Gestão ambiental e sustentabilidade

O mundo enfrenta uma série de problemas climáticos e ambientais. O assunto está no centro dos debates de cúpulas internacionais, organizações ligadas ao meio ambiente e de líderes mundiais. Recentemente, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) ensaiou uma união dos ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura, mas recuou após receber críticas de ambos os setores. A sustentabilidade é um tema urgente e com grande repercussão mundial, e pode ser um campo explorado por diversas áreas, como engenharia ambiental e engenharia química.

5. Ciência de dados

A era digital produz uma enorme quantidade de dados diariamente, campo conhecido como big data. Para coletar, analisar e dar sentido a essas informações, existem diversos profissionais, entre eles os cientistas de dados. Eles transitam entre a área de negócios e de tecnologia da informação para extrair dados e tendências para o marketing, para o desenvolvimento de produtos e diversas outras áreas de uma organização.

6. Gerente de inovações e produtos

Com as inovações tecnológicas e transformações no mundo do trabalho, é de se imaginar que as empresas precisem de um profissional capaz de administrar e executar todas essas mudanças. Esse profissional é o gerente de inovações ou de produto. Ele precisa estar conectado com todas as tendências do mercado e saber extrair as informações necessárias para implementar no negócio com o qual ele trabalha.

As empresas mais tradicionais e com processos burocráticos não conseguem acompanhar as transformações impostas pela tecnologia, e por isso precisam de pessoas capazes de entender o contexto e interpretar as oportunidades. Dessa forma, é possível atualizar as práticas empresariais, muitas vezes ultrapassadas. Quem é formado em administração pode atuar nessa posição, assim como profissionais que tenham uma formação voltada para a inovação, independentemente do curso de formação.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 13/12/2018


Comente esta Notícia