Comunidade


Consultas públicas reúnem sociedade para analisar prognóstico sobre rio Paraopeba



Três reuniões de consultas públicas serão realizadas em dezembro de 2018 e permitirão aos moradores da Bacia do Rio Paraopeba conhecer e opinar sobre os resultados do Prognóstico do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica que está sendo atualizado. Desta vez, as reuniões acontecerão em Conselheiro Lafaiete, Brumadinho e Pompéu, onde a combinação dos dados físicos, humanos, sociais e naturais da bacia e a projeção dos resultados futuros serão apresentados e poderão ser discutidos pela sociedade, que poderá apresentar propostas e sugestões ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) para melhoria da gestão dos recursos hídricos da Bacia.
 
A rodada de Consultas Públicas do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba teve início nesta terça-feira,  dia 4, em Lafaiete.
 
As consultas permitem o compartilhamento das informações técnicas e a construção coletiva do plano, favorecendo o processo de discussão e a participação direta da comunidade. O analista ambiental da Gerência de Planejamento de Recursos Hídricos do Igam, Rodrigo Mundim, explica que a elaboração do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia está sendo realizado ao longo de 2018 por uma empresa selecionada previamente por meio de edital.
 
O trabalho pretende revisar, complementar e consolidar o Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba. "O cronograma prevê três etapas, das quais a primeira é o diagnóstico, a segunda o prognóstico com as projeções de cenários futuros", explica Mundim. A terceira etapa é a constituição de diretrizes para implementação dos instrumentos de gestão e a elaboração de programas e planos de ações para melhoria da qualidade e disponibilidade hídrica da bacia.
 
O conteúdo final será composto por um Relatório com propostas de ações e projetos de revitalização, recuperação e conservação hidroambiental. Também serão elaboradas diretrizes capazes de subsidiar análises, pareceres e decisões relativas à gestão dos recursos hídricos na bacia, de modo a minimizar conflitos e a proporcionar melhoria da qualidade e disponibilidade hídrica da bacia hidrográfica.
 
 
Rodada de Consultas Públicas do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba

Auditório da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete - FDCL

4 de dezembro

13 às 18 horas

Rua Lopes Franco, 1001, Bloco C/D , bairro Carijós

 

Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Brumadinho

05 de dezembro

13 às 18 horas

Rua Presidente Kennedy, 20, bairro São Sebastião, Brumadinho.

 

Câmara Municipal de Pompéu

06 de dezembro

13 às 18 horas

Rua Capitão Olímpio, 177, Centro, Pompéu.

 

Emerson Gomes

Ascom/Sisema




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 04/12/2018


Comente esta Notícia