Comunidade


Dez dicas para ter um bom rendimento na prova do ENEM 2018



As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) acontecem nos dias 4 e 11 de novembro. Nessa reta final, portanto, é necessário se organizar e manter uma rotina diária de estudos para chegar totalmente preparado no dia do exame. Algumas dicas podem ajudar tanto nesse período que antecede o ENEM, quanto no momento de fazer as questões. Se você quer uma bolsa de estudos pelo ENEM (bolsa Enem) ou entrar em uma faculdade pública, confira as dicas:

 

Preparação

 

1 - Se dedique

Nesse período que antecede o exame, é muito importante que você tenha uma meta diária de estudos, bem como ter disciplina para seguir à risca essa programação determinada por você. Caso contrário, você provavelmente vai procrastinar e não estudar todos os temas que precisaria para chegar bem preparado no exame.

2 - Planeje-se

Um dos pontos principais dos estudos é se planejar. Defina com antecedência os dias da semana que irá estudar e os horários para se acostumar à rotina. Dessa forma, seus familiares também saberão da sua programação e respeitarão esse seu momento de dedicação. Também é importante distribuir a semana de acordo com as matérias que você precisa estudar.

3 - Procure um local tranquilo

Não adianta se planejar e ter disciplina, mas estudar em um lugar com muita interferência externa, barulhos e distrações. É importante ficar em um local silencioso e confortável para os estudos. Outra dica importante é desligar a TV e o celular para não ser interrompido desnecessariamente.

4 - Resolva provas anteriores

A internet é uma ótima ferramenta para você conseguir correções de provas comentadas por professores de cursinho, além de simulados. Procure esse conteúdo para você se preparar ainda mais com o estilo de prova, as questões mais abordadas e identificar as matérias que você mais tem dificuldade. Quando estiver resolvendo uma prova anterior, também coloque um cronômetro para saber o tempo gasto para realizar os exercícios e aprender a controlar o tempo.

5 - Escreva redações com frequência

A redação é um pilar muito importante da prova do ENEM. Portanto, é de fundamental importância que você escreva textos dissertativos de acordo com as regras propostas pelo exame. É possível encontrar dicas e as regras principais em vários portais de educação na internet, além de videoaulas em canais especializados no YouTube.

 

Durante a prova

 

6 - Controle o nervosismo

"Deu branco." Essa frase é muito comum e é proveniente de um alto nível de nervosismo. Esse estado emocional nos deixa em alerta e é até importante em um certo nível. Mas ele precisa ser controlado para não prejudicar seu rendimento durante a prova. Algumas dicas são respirar fundo e de forma lenta para se acalmar e abrir o caderno de questões só quando estiver mais tranquilo.

7 - Comece pelas questões mais fáceis

Nada de começar a prova pela questão número 1. Ela pode te dar um balde de água fria pelo nível de dificuldade. Para se motivar e se sentir mais confiante, comece pelas matérias que você tem mais afinidade e só depois passe para as de nível intermediário, intercalando com as questões mais fáceis. As difíceis devem ficar por último.

8 - Intercale matérias

Assim como não é positivo começar pelas questões mais difíceis, não é recomendado responder às mais fáceis de uma vez. É importante intercalar as questões motivadoras com as desafiantes, para manter o seu cérebro em alerta. Dessa forma, você mantém uma curva alta de rendimento.

9 - Faça uma pausa

É importante que você faça uma pausa estratégica depois de realizar muitas questões -- sobretudo, as mais trabalhosas. Para isso, você pode ir ao banheiro, beber água e comer um lanche rápido. Essas atitudes vão te deixar com mais energia para seguir com as questões e terminar a prova com menos desgaste possível.

10 - Pule questões

Principalmente no começo da prova, nunca fique preso por muitos minutos em uma questão. Se você não sabe resolvê-la, pule para tentar depois ou realizar o famoso chute. A prova do ENEM é estratégia e gerenciamento do tempo. É preciso resolver o maior número de questões no menor tempo possível.

Por agência Conversion




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 13/10/2018


Comente esta Notícia