Região


IFMG abre 670 vagas para cursos técnicos e superiores na região



O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) abriu inscrições para o vestibular de seleção de alunos para o primeiro semestre letivo de 2019. São distribuídas 670 vagas para Congonhas, Ouro Branco e Lafaiete entre cursos técnicos e superiores.  Os candidatos a formação técnica têm até o dia 30 para efetuar a inscrição pelo site www.ifmg.edu.br e emitir a taxa de R$50 para realização das provas que acontecerão no dia 09 de dezembro. Já os cursos de graduação têm a forma de ingresso no instituto através da nota do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os estudantes que prestaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018, 2017 e 2016.

O campus do IFMG em Congonhas oferece cursos técnicos em mecânica, mineração e edificação na modalidade técnico integrado, formação simultânea ao ensino médio, são 35 vagas para cada curso. Em Ouro Branco os cursos técnicos são de administração, informática e metalurgia, 40 vagas e no campus Lafaiete são 40 alunos para os cursos de eletrotécnica e mais 40 para mecânica. O interessado nos cursos, mas que já concluiu o ensino médio também pode pleitear uma vaga no instituto nos campi de Congonhas e Lafaiete, são 40 vagas para cada curso na modalidade técnico subsequente. Há também os cursos superiores em física, letras e engenharia de produção na cidade de Congonhas. Engenharia metalúrgica, sistemas de informação e pedagogia podem ser cursados em Ouro Branco. Para o ingresso nos cursos de graduação o aluno não pode ter zerado nenhuma parte do Enem, incluindo a redação.

Metade das vagas processo seletivo é destinada a alunos que tenham cursado todo o ensino médio e fundamental em escolas públicas, respeitando a quantidade mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas pela política de ações afirmativas que visa a inclusão social. Os editais e as informações completas estão disponíveis na página do instituto na internet.

 

Sobre o IFMG

O instituto possui aproximadamente 16 mil alunos nos cursos de nível médio, técnico, superior e pós-graduação, são todos gratuitos. Presente em 19 cidades o IF, como é conhecido, nasceu em 2018, da união da Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista, dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet) de Ouro Preto e Bambuí e das unidades de ensino descentralizadas (Uneds) de Formiga e Congonhas.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 03/10/2018


Comente esta Notícia