Região


Programação cultural celebra aniversário de Aleijadinho



Para comemorar o nascimento de Antônio Francisco Lisboa (29 de agosto de 1730), será realizado, entre os dias 21 e 29, o Mês do Aleijadinho. O evento, que faz parte do calendário oficial do Município, conta com uma programação cultural especial.

O "Poesia e Música no Museu" abre a programação com um bate-papo musical, que terá a participação da cantora carioca Joyce Moreno e mediação de Júlio Diniz. O evento será na próxima quinta-feira, 16, às 20h, no Museu de Congonhas.

No dia 21, o Museu de Congonhas inaugura, às 19h, a exposição "Ó Minas Gerais", de Júlia Pontes. Às 20h, Titane e Túlio Mourão apresentam o show "Paixão e Fé".

No dia 22, o Grupo de Dança 1° Ato apresenta o espetáculo "Passagem", às 16h30, no adro da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

Nessa mesma data, a carreta do "Conhecer para Cuidar" vai estacionar no Terminal Rodoviário, onde ficará até o dia 29, das 8h às 18h. O projeto busca proporcionar a interação com o patrimônio, por meio da montagem de maquetes em miniatura de papel, em três dimensões ? que dão forma às construções dos patrimônios e são montadas durante as oficinas do projeto.

A exposição da artista Lyria Palombini também faz parte do Mês do Aleijadinho e será aberta à visitação no dia 23, às 20h, no Museu de Congonhas.

Por fim, no dia 28, às 18h30, na Igreja da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, será celebrada uma missa cantada em homenagem a Aleijadinho, com participação do Coral Cidade dos Profetas.

Aleijadinho viveu em Congonhas no período de 1796 a 1805 e deixou na cidade um dos mais importantes conjuntos de arte barroca do mundo. Este acervo é composto pelas 66 imagens esculpidas em cedro expostas nas capelas dos Passos da Paixão, seis relicários no interior da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e os 12 profetas talhados em pedra sabão.

 

Fonte: Prefeitura  de Congonhas 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 10/08/2018


Comente esta Notícia