Saúde


Dia de mobilização nacional contra a poliomielite e sarampo será no sábado, dia 18



Doenças que já consideradas erradicadas, mas que voltaram a atingir crianças e adultos no país estão no foco da Campanha Nacional de Vacinação, que foi aberta na segunda-feira, 6 de agosto. Devido a alguns fatores ? especialmente ao contato com imigrantes vindos de países onde os vírus ainda circulam, acenderam um sinal de alerta e, por isso, crianças com idade entre 1 e 5 anos precisam ser imunizadas contra a poliomielite e sarampo. O procedimento é simples, gratuito e pode ser realizado em qualquer posto do Programa Saúde da Família (PSF) ou na Unidade de Vacinação, que fica na avenida D Pedro II, 178, bairro São Sebastião (zona oeste), sempre portando documentos e cartão de vacinação.

O Dia D de mobilização nacional foi agendado para 18 deste mês, um sábado, mas a campanha segue até 31 de agosto. A meta do governo federal é imunizar 11,2 milhões de crianças e atingir o marco de 95% de cobertura vacinal nessa faixa etária, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Vale lembrar que, este ano, a vacinação será feita de forma indiscriminada, ou seja, pretende imunizar todas as crianças na faixa etária estabelecida.

Isso significa que mesmo as que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço. No caso da pólio, crianças que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida devem receber a VIP. As que já tomaram uma ou mais doses devem receber a VOP. E, para o sarampo, todas devem receber uma dose da Tríplice Viral ? desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 08/08/2018


Veja também



Comente esta Notícia