Região

Codap debateu avanços do SIM, novas tecnologias e integração cultural

A 80ª Assembleia Ordinária do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap), realizada em Jeceaba, nessa segunda-feira, 9 de julho, abordou, entre outros assuntos, o andamento do Programa de Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e a implantação do Castramóvel Regional, que está sendo adquirido por meio de licitação. Além do prefeito Zelinho (presidente do consórcio), estiveram presentes o prefeito de Jeceaba, Fábio Vasconcelos, o prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos, o prefeito de Belo Vale, Lapinha, a equipe do Codap e representantes das cidades consorciadas.

Durante o encontro, o diretor de Operações do Codap, Dimas Mariosa, e a bacharel em Ciências e Tecnologia de Alimentos, Nayara Sacramento, apresentaram os avanços realizados no Programa de Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Foram feitas capacitações com representantes de 20 municípios sobre o SIM Consorciados, apesar de nem todos serem consorciados ao Codap. A intenção é que uma equipe técnica faça a inspeção de produtos de origem animal e oriente pequenas empresas e empreendedores.

Outro assunto tratado foi a implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública, que promove e incentiva as instituições públicas no país a adotarem e implantarem ações na área de responsabilidade socioambiental em suas atividades internas e externas. Segundo Maria de Lourdes Almeida, do Escritório de Coordenação Regional ? Unidade Alto Paraopeba do Geopark Quadrilátero Ferrífero, o projeto segue uma metodologia orientada e consolidada pelo Ministério do Meio Ambiente.

O representante da CEMIG, José do Carmo, citou novas soluções tecnológicas para a iluminação pública, como o programa Cidades Inteligentes, e apresentou o Eyenetra, um kit clínico portátil capaz de realizar exames oftalmológicos sem a necessidade de um médico especialista. Já a professora do IFMG, Heleniara Moura, falou sobre o I Festival de Arte e Cultura, que deve ser realizado em novembro deste ano, em Lobo Leite, com o objetivo de fomentar e integrar a cultura regional.

O presidente do Codap e prefeito de Congonhas, Zelinho, iniciou a reunião destacando o novo asfalto que liga Congonhas a Jeceaba, por meio de Santa Quitéria. O trajeto aproxima ainda mais as duas cidades e diminui o tempo da rota em 20 km. Ele destacou, ainda, que era a primeira reunião realizada em Jeceaba durante seu mandato. "É um prazer estar aqui. O Codap tem várias ações importantes para as cidades, como o SIM Regional. Algumas licitações também estão sendo feitas, como a do Castramóvel, que vai atender os municípios. Precisamos da união de mais prefeitos", disse.

O prefeito de Jeceaba, Fábio Vasconcelos, reforçou a importância do retorno desse município ao Codap. "As coisas estão acontecendo. O município tem que se preocupar com isso. A nossa volta está concretizada", completou, se referindo aos projetos promovidos pelo consórcio.


Notícia enviada por Redao, no dia 10/07/2018




Comente esta Notícia

Galerias

Noite de homenagens em Lafaiete promovida pela agência de pesquisa RJSUL Comunicação (antiga CNPP)

Enquetes

Qual notícia chamou mais sua atenção?


Enquetes 2


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Colunistas




EXPEDIENTE

DIRETOR-PRESIDENTE E EDITOR: Luiz Fernando de Andrade GERÊNCIA GERAL: Clésio Samuel Luiz Peixoto SUB-GERENTE: Edmilson Moreira Dutra REDATORA: Juliana Monteiro REDATOR-ADJUNTO: Hugo Pacheco Jr. REPORTAGEM: Frances Santana / Rafaela Melo PAGINAÇÃO GRÁFICA: Daniel Vieira / Raquel Gonçalves PUBLICIDADE: Mara Rúbia de Oliveira Silva / Silvana Ribas REVISÃO E DIGITAÇÃO: Jussara Andrade COORDENADOR DE ESPORTES: Amauri Machado (DRT 08266) BANCO DE DADOS: P. de Souza SECRETÁRIA: Norma Aparecida Vitoreti Ramalho CIRCULAÇÃO: Valdiney Rodrigo Vieira Rodrigues IMPRESSORES GRÁFICOS: Wilson Ricardo de Souza / Willian Ribeiro CONSELHO EDITORIAL: Dr. José Álvaro Castanheira / Luiz Fernando de Andrade / Clésio Peixoto / Juliana Monteiro