CAPS II conquista segundo lugar em campeonato de futsal - CORREIO DA CIDADE
Região

CAPS II conquista segundo lugar em campeonato de futsal

Congonhas participou do I Torneio de Futsal Inter-CAPS, promovido pela Coordenação de Saúde Mental de Barbacena. O time do Município, composto por pacientes e profissionais do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) II, além de alunos da APAE, conquistou o segundo lugar na competição, realizada no dia 9 de junho, no Ginásio Poliesportivo Santo Antônio, em Barbacena. O objetivo foi promover a interação entre os pacientes, a comunidade e os funcionários, proporcionando a ressocialização por meio do esporte.

Paciente do CAPS II, G.S.C* conta que nunca teve uma experiência como essa. "Eu fui muito incluída nos treinos e nos jogos. O troféu foi um reconhecimento de que a gente teve, tendo em vista que a gente jogou contra profissionais dos outros CAPS, que são pessoas que não tomam remédios. No nosso time tinha só dois profissionais. Por isso, o troféu se torna mais importante", diz.

Para o funcionário da unidade congonhense, Francisco do Carmo, que também integrou o time, o torneio proporcionou não só a integração, mas também o companheirismo entre eles e com as pessoas das outras equipes. "Eles até falaram que, pela nossa raça, nós merecíamos o primeiro lugar. Isso incentiva os pacientes para o esporte. A gente não vê falar desse tipo de campeonato. As pessoas pensam que eles não têm capacidade de integrar um time e praticar esporte. Jogando, eles não pareciam pacientes", reforça.

A coordenadora do CAPS II, Jamile Alves Pereira, explica que esse tipo de atividade é um importante recurso terapêutico, por ser uma possibilidade de articulação com recursos do território, criação de relações e novas possibilidades de trocas sociais, estímulo ao aumento da autoestima e à ruptura de estigmas. "É uma estratégia de reinserção social pautada não na doença e sim em atividade lúdica e valorizada por eles. A medalha de prata valeu ouro pelo esforço dos nossos atletas e só foi possível com o apoio recebido. Por isso, agradecemos a todos aqueles que se empenharam para tornar possível essa conquista e dividimos com todos eles essa conquista: secretarias municipais de saúde e de esporte, a comunidade do bairro Alvorada, que nos cedeu o ginásio para treinamento; aos profissionais do CAPS II, que disponibilizaram de seu tempo para acompanhar as atividades; aos professores de educação física Paulo Roberto do Vale e Bruno Vinícius, que colaboraram voluntariamente nos treinamentos; aos funcionários do CAPS e comerciantes de Congonhas e Lafaiete que doaram materiais esportivos", destaca.

*Foram utilizadas siglas para preservar a identidade da paciente


Notícia enviada por Redao, no dia 14/06/2018




Comente esta Notícia

Galerias

Noite de homenagens em Lafaiete promovida pela agência de pesquisa RJSUL Comunicação (antiga CNPP)

Enquetes

Qual notícia chamou mais sua atenção?


Enquetes 2


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Colunistas




EXPEDIENTE

DIRETOR-PRESIDENTE E EDITOR: Luiz Fernando de Andrade GERÊNCIA GERAL: Clésio Samuel Luiz Peixoto SUB-GERENTE: Edmilson Moreira Dutra REDATORA: Juliana Monteiro REDATOR-ADJUNTO: Hugo Pacheco Jr. REPORTAGEM: Frances Santana / Rafaela Melo PAGINAÇÃO GRÁFICA: Daniel Vieira / Raquel Gonçalves PUBLICIDADE: Mara Rúbia de Oliveira Silva / Silvana Ribas REVISÃO E DIGITAÇÃO: Jussara Andrade COORDENADOR DE ESPORTES: Amauri Machado (DRT 08266) BANCO DE DADOS: P. de Souza SECRETÁRIA: Norma Aparecida Vitoreti Ramalho CIRCULAÇÃO: Valdiney Rodrigo Vieira Rodrigues IMPRESSORES GRÁFICOS: Wilson Ricardo de Souza / Willian Ribeiro CONSELHO EDITORIAL: Dr. José Álvaro Castanheira / Luiz Fernando de Andrade / Clésio Peixoto / Juliana Monteiro