Política


Projeto Longevidade beneficia centenas de pessoas na melhor idade



"Tomei um café da manhã com as participantes do Projeto Longevidade, no bairro Anchieta, em Belo Horizonte, e também estive em Venda Nova. Sou parceiro dessa iniciativa tão valorosa e significativa para as pessoas da melhor idade", afirmou o deputado Lafayette Andrada, referindo-se ao projeto do amigo, ex-jogador da seleção brasileira e ex-vereador, "Pelé do Vôlei". O "Longevidade", beneficia pessoas com idades acima de 50 anos por meio do incentivo e conscientização da im­portância da prática de atividades físicas.

"Exercícios na terceira idade ajudam a amenizar as mudanças que aparecem com o envelhecimento, reduzindo os riscos da osteoporose e dores em músculos e articulações. Além de melhorar a coordenação motora, dar maior flexibilidade, maior equilíbrio e velocidade nos reflexos, sem falar da sensação de bem-estar que os exercícios propiciam", explica o autor do projeto, José Francisco Filho, conhecido como "Pelé do Vôlei". A atividade física na terceira idade ajuda a prevenir e a combater doenças como a hipertensão, derrames, varizes, obesidade, diabetes, problemas de coração e pulmões, além de fortalecer o sistema muscular, diminuindo o risco de quedas.

Todo o material usado no "Longevidade" é fruto do empenho de Pelé em conseguir doações, garantindo que as atividades sejam praticadas de forma inteiramente gratuita. Em sua carreira de atleta, Pelé, colecionou títulos e vitórias. Foi tricampeão brasileiro (84, 85 e 86) e bicampeão Sul-Americano (84 e 85) pela equipe Fiat-Minas. Com a camisa canarinho, conquistou o bicampeonato Sul-Americano (85 e 87) e foi medalhista de bronze na Copa do Mundo do Japão (86) e nos Jogos Pan-americanos de Indianápolis (87). Por sete anos consecutivos, ele foi eleito o melhor atacante do Brasil. Longe das quadras, transformou seus conhecimentos em um propósito que, hoje, por meio do Projeto Longevidade, leva a atividade física a centenas de vovôs e vovós em nove bairros de Belo Horizonte.


Escrito por Redação, no dia 09/06/2018