Cultura


Agenda Cultural: confira a programação para o final de semana em Lafaiete e região




Sábado tem cinema gratuito na praça-O evento é uma promoção da  Casa do Teatro e o Instituto Meraki. O "Cine Meraki" é um projeto de cinema itinerante com acesso gratuito nas praças da cidade. Na estreia, será exibida a comédia "Deus é Brasileiro", com direção de Cacá Diegues e estrelada por Antônio Fagundes, Wagner Moura e Paloma Duarte.

Os produtores Marluce Albino e Reinaldo Meireles, do Instituto Sociocultural Meraki, reforçam a importância do projeto: "Percebemos cada vez mais o afastamento de jovens do acesso ao filme e histórias culturais, devido à falta de disponibilidade de cinema gratuito no município.  Aspectos como a falta de incentivo e acesso restrito da família, ocasionam pouco interesse para as questões culturais e convívio social. Portanto, se faz necessário um novo despertar para a cultura, como um ato de prazer e necessidade de convívio e respeito entre os membros da sociedade."

O jornalista lafaietense Diego Alexandre, envolvido com a área audiovisual, será responsável pela seleção dos filmes que integrarão a programação.

A inauguração acontecerá em frente a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, às 19h30.



Comunidade de Itatiaia celebra a festa de Santo Antônio e Maria Concebida -
Junho é sempre um mês especial para a comunidade de Itatiaia, em Ouro Branco, com a celebração do padroeiro, Santo Antônio, junto a Maria Concebida, em uma grande festa que reúne moradores e turistas. Após os anos em que a Matriz esteve em restauro, a fes­ta de Santo Antônio e Maria Concebida volta a ter seus atos dentro da igreja, reunindo a comunidade em torno de seu principal bem cultural e religioso. "É com muita alegria que vemos as festas religiosas tradicionais retornarem para o interior da Matriz, com a participação da comunidade. A celebração des­­te ano é, também, uma forma de comemorar a nossa volta à Matriz de Santo Antônio", afirma Wilton Fer­nan­des, presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, entidade responsável pelo restauro do templo.

No dia 13 de junho, quarta-feira, dia de Santo Antônio, a Matriz de Santo Antônio estará aberta à visitação gratuita das 12h às 17h. A Matriz está aberta à visitação de sexta a domingo, das 9h às 16h, com o ingresso a R$ 5. Todo o valor arrecadado é revertido para o cuidado com a igreja.

Programação

 

 9/6 (sábado) - 9º dia da

Trezena de San­to Antônio

18h30 - Procissão luminosa, com as ­bandeiras de Nossa Senhora Con­ce­bi­da, da casa de Efigência Martins, e San­to Antônio, da casa de Solange Apa­recida Guimarães, até a Matriz de Santo Antônio, onde acontecerá a celebração e a trezena, seguida pelo levantamento dos mastros.

 

10/06 (domingo) - 10º dia da

Trezena de Santo Antônio

15h - Missa solene, seguida pela procissão com as imagens de Nossa Senhora Concebida e Santo Antônio, acompanhada pela Corporação Musical Santa Cecília, de Rodrigo Silva

 

11/06 (segunda-feira) - 11º dia

da Tre­zena de Santo Antônio

19h - Reza do terço

19h30 ? Trezena

 

12/06 (terça-feira) - 12º dia

da Trezena de Santo Antônio

19h - Reza do terço

19h30 - Santa missa e trezena

 

13/06 (quarta-feira) - Dia Solene

de Santo Antônio de Pádua

6h - Alvorada Festival e Repique de Sinos

9h - Solene Celebração Festival de Santo Antônio, com a bênção do Santíssimo Sa­cramento e Coroação.

Irmandade convida todos para o início da Trezena de Santo Antônio - A Irmandade de Santo Antônio de Queluz convida toda comunidade para participar da Trezena, que se encerra no dia 17. Durante este período, haverá missa todos os dias às 19h. Na quarta-feira, dia 13, o Grupo de Escoteiros fará participação especial. No sábado, dia 16, O Tiro de Guerra participa da Procissão dos Mordomos e Hasteamento do Mastro. O domingo, dia 17, último dia de celebração da festa, haverá procissão motorizada, saindo do Tiro de Guerra com a imagem de Santo Antônio até a igreja. Uma procissão luminosa está programada para percorrer as ruas do bairro Santo Antônio, às 17h30 no mesmo dia. A Irmandade de Santo Antônio de Queluz, representada por seu presidente, José Marcos Gon­çalves, agradece o apoio da prefeitura, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, e ao Jornal CORREIO.

Queluzito realiza campanha de conscientização sobre meio ambiente - Começou no domingo, dia 3, a campanha Junho Verde, realizada pela prefeitura. O tema deste ano é "Meio Ambiente: direito de ter, dever de cuidar". Neste sábado, dia 9, será realizada a Quadrilha do Grupo "Vivendo e Aprendendo", sob a coordenação de Fernando Menezes, além da participação do 3º ano e Magistério. O Grupo de forró Geovane e Cia e a dupla Edilson & Elaine fecham a noite com muita música e animação.

Já no domingo, dia 10, às 9h, uma missa em comemoração ao meio ambiente será realizada. Encerrando a programação do Junho Verde, na quinta-feira, dia 14, os alunos da escola estadual Santo Amaro farão uma visita ao Consórcio Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos (Ecotres), no aterro sanitário de Conselheiro Lafaiete. As atividades são realizadas pela prefeitura, por meio do Departamento de Cultura, Esporte e Meio Ambiente, com o apoio da Câmara Municipal, Secretaria de Saúde, Polícia Militar de Meio Ambiente.

Banda de Música da 13ª RPM realiza apresentação em Lafaiete - A Banda de Música da 13ª RPM, se apresentará na praça da Rodoviária, neste sábado, 9 de junho,às 9h. O evento será em homenagem aos 243 anos da Polícia Militar de Minas Gerais.

Programação em comemoração ao Dia do Meio Ambiente acontece a partir deste sábado, em Congonhas - Em comemoração ao Dia Mundial de Meio Ambiente, que foi celebrado nesse 5 de junho, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizará uma  programação que visa a sensibilizar ao cidadão sobre o uso sustentável do patrimônio natural, bem como a necessidade de implantar medidas para prevenir a degradação do meio ambiente e de preservar os diferentes tipos de ecossistemas.

Devido às paralisações ocorridas nas estradas brasileiras, o evento, que aconteceria esta semana, foi transferido para o período que se iniciará neste sábado, 9,  e seguirá com eventos marcados para a segunda, terça e quarta-feira próximas (11, 12 e 13/06).

A programação diversificada envolverá peça teatral, oficina, exposição com materiais recicláveis, demonstração do processo de transformação de óleo usado em biodiesel, distribuição de brindes e mudas. E ainda pula-pula, brincadeiras, pipoca e algodão doce para a criançada. Haverá ainda troca de ecobags por leite.

Para mais informações, ligue para o telefone 3731-5287, envie e-mail: meioambiente@congonhas.mg.gov.br ou compareça pessoalmente à Secretaria, à av. JK, nº 230, sala 206, no Centro.

Confira a programação dos bares, clubes e restaurantes de Lafaiete e região

8/6 (SEXTA-FEIRA) 

Basílica do Sagrado Coração de Jesus: Missa e novena ? às 7h, 10h, 14h, 18h e 20h30 

Centro de Eventos de São Brás do Sua­çuí: 20ª Expobrás show Victor Cleyton + Loubet ? às 23h 

Chikago Bar (Ouro Branco): Marcos Plí­nio ? às 20h30

Clube Carijós: Happy Hour ? às 18h

Clube Dom Pedro II (Domp's Scotch Bar): Banda agregados + Loop Rock (Pitty Anacrônico) ? às 21h

Clube Santa Cecília: Banda LVZ ? às 21h30

D3ck Choperia: show com Mary Rezende ? às 19h

Duke: Rock Solidário com Mago Zen ? 22h

Duzze Bar (Ouro Branco): Fabiano Allves ? às 21h30

Espaço Família (Congonhas): Raylan Oli­­veira ? às 20h30

Espaço Iels (Carijós): Culture Festival Ele­tronic Music ? às 15h

Hotel Solar dos Montes (Santana dos Montes): Noite dos Namorados ? às 20h

King:  Ed Campos ? às 21h

Paróquia de Santo Antônio (Lafaiete): Trezena de Santo Antônio celebração da mis­sa ? às 19h

Trem Mineiro (Ouro Branco): Raphael Ghe­rardi ? às 21h

9/6 (SÁBADO)

Atlanta Esporte Clube: Laguna Banda ? às 22h

Basílica do Sagrado Coração de Jesus: Missa e procissão luminosa com a imagem do Imaculado Coração de Maria ? às 18h 

Black Jack Pub (Congonhas): Baile da Gi­na com DJ Palitão Henrique Lopes ? às 22h

Caminho do Ouro (Ouro Branco): Gil Frei­tas ? às 21h30

Centro de Eventos de São Brás do Sua­çuí: 20ª Expobrás show Clarissa Fraga + Zé Ricardo & Thiago ? às 23h 

Cine Teatro Leon (Congonhas): espetáculo "A Sogra" ? às 20h

Choperia do Dezinho (Melo Viana): Mar­cello Silva ? às 16h

Clube Dom Pedro II (Varandão): Tarde da Alegria ? às 14h + Boate "Dia dos Na­mo­rados" com Beto Nascimento (Domp's Scotch Bar) ? às 22h

Cristiano Otoni: Festa de Santo Antônio show com Legião V ? às 21h

D3ck Choperia: show com Léo Djappa & Gastão Manfredini ? às 19h

Duke Pub: Valério Araújo (cover Cazuza) ? às 22h

Espaço Família (Congonhas): Dois Zé ? às 20h30

Garrafaria Botequim (Centro): 2ª edição Feijuca do Garafa ? às 12h

Hotel Solar dos Montes (Santana dos Montes): Noite dos Namorados, Jantar Ro­mântico, com velas e brinde de champagne ? às 20h

King: Fred Santos ? às 21h

Mineirinho (Congonhas): Andrezinho Pi­zero ? às 22h

Paróquia de Santo Antônio (Lafaiete): Trezena de Santo Antônio celebração da missa ? às 19h

Praça Barão de Queluz (Lafaiete): Casa do Teatro e Instituto Meraki trazem o Cine Meraki com o filme "Deus é Brasileiro" ? às 19h30

Sunset (Congonhas): Raphael Gherardi ? às 20h

l292 Bar (Carandaí): Keith Tatiane & Gegê dos Teclados ? às 23h


10/6 (DOMINGO)

Atlanta Esporte Clube: Edilene Reis & Eduardo ? às 22h

Choperia Itatiaia (Itatiaia): Raphael Ghe­rardi ? às 14h

Clube Dom Pedro II (Varandão): Daniel Bravo ? às 13h30

Clube Santa Cecília: Banda Samor & Cia ? às 20h30

Cristiano Otoni: Festa de Santo Antônio show com Mayara Rodriguez ? às 21h

D3ck Choperia: show com Marra Pura ? às 16h

King:  Alex Souza

Paróquia de Santo Antônio (Lafaiete): Tre­zena de Santo Antônio celebração da mis­sa ? às 19h

lPesque e Pague do Djalma (Pedra Bran­ca): Keith Tatiane & Gegê dos Teclados ? às 17h

lSede do Lions Clube: Feijoada Benefi­cente em prol do João Miguel ? das 12h às 15h

 



Escrito por Redação, no dia 08/06/2018