Região

CODAP: Prefeitos discutem implantação de Curral Regional para retirar animais de grande porte das ruas

Umas das novidades da 79ª reunião do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP) nesta terça-feira, 5 de junho, em Conselheiro Lafaiete, foi a participação do prefeito de Jeceaba, Fábio Vasconcelos. Após algum tempo ausente, aquele município volta a participar efetivamente dos esforços de desenvolvimento regional, coordenados pelo Consórcio. Também estiveram presentes o prefeito Zelinho (presidente do consórcio), o prefeito de Entre Rios de Minas, José Walter (vice-presidente), o prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos, a equipe do CODAP e Maria de Lourdes Almeida, do Escritório de Coordenação Regional - Unidade Alto Paraopeba do Geopark Quadrilátero Ferrífero.

Após a reunião, o prefeito de Jeceaba falou da satisfação em voltar a participar das reuniões . "Os caminhos agora estão sendo bem traçados, nossas equipes da Prefeitura já vinham participando das reuniões e agora seguiremos firmes. Nós, agentes públicos, temos sempre de participar dos consórcios públicos, porque sozinhos os municípios não conseguem fazer tudo. Através do Consórcio, nos fortalecemos. Temos visto outros prefeitos também voltando", comentou.

Fábio Vasconcelos deu exemplos de iniciativas do CODAP que já podem trazer benefícios a sua cidade. "O SIM Consorciado é excelente. Em Jeceaba, produzimos queijo, frangos caipiras, mel. Ele abre as portas para que o pequeno produtor rural atribua aos seus produtos um selo de qualidade, para que cheguem às nossas casas melhores alimentos. Sobre o Castra Móvel, já contamos com um que veio de Juiz de Fora, ano passado, mas agora poderemos contar com este que o CODAP está viabilizando", disse.

Também durante a 79ª Assembleia Geral do Consórcio Público, Maria de Lourdes Almeida, do Escritório de Coordenação Regional - Unidade Alto Paraopeba do Geopark Quadrilátero Ferrífero anunciou a formalização pelo Ministério do Meio Ambiente da concessão da Sala Verde, que funciona na sede do consórcio. Este espaço contribuirá para a promoção da responsabilidade social, ofertará oficinas de educação ambiental na Agricultura Familiar, um Plano Político Pedagógico para a Agricultura regional, entre outras vantagens para os municípios consorciados.

Outra tema foi a reativação do Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico (CEDECAP). Inicialmente formado por Congonhas, Ouro Branco e Conselheiro Lafaiete e suas respectivas agências de desenvolvimento, além da AMALPA e do Geopark Quadrilátero Ferrífero, agora o CEDECAP contará com os demais municípios consorciados ao CODAP e o ECOTRES. O principal objetivo deste conselho é discutir o desenvolvimento territorial, apoiar e promover a diversificação econômica na região do Alto Paraopeba.

Os prefeitos trataram também com entusiasmo sobre a criação de um curral regional, em uma área da Gerdau, que fica ao lado do Centro de Referência da Agricultura Familiar, com cada município ficando responsável por encaminhar os animais de grande porte apreendidos para aquele local. Será nomeada uma comissão para definir as diretrizes de implantação do curral regional. Também sobre este tema, o prefeito Fábio Vasconcelos, de Jeceaba, se posicionou:"Se Deus quiser que dê certo também o curral regional, porque em Jeceaba mesmo temos muitos animais de grande porte nas ruas. Isso garante segurança às pessoas, também porque transmitem doenças. Como estamos asfaltando estradas que ligam a sede à zona rural, os animais na pista se tornam ainda mais perigosos, precisaremos aplicar as leis".


Notícia enviada por Redao, no dia 06/06/2018




Comente esta Notícia

Galerias

Adjan Ela & Casa realiza a terceira edição do Dia da Noiva

Enquetes

Qual notícia chamou mais sua atenção?


Enquetes 2


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Colunistas




EXPEDIENTE

DIRETOR-PRESIDENTE E EDITOR: Luiz Fernando de Andrade GERÊNCIA GERAL: Clésio Samuel Luiz Peixoto SUB-GERENTE: Edmilson Moreira Dutra REDATORA: Juliana Monteiro REDATOR-ADJUNTO: Hugo Pacheco Jr. REPORTAGEM: Frances Santana / Rafaela Melo PAGINAÇÃO GRÁFICA: Daniel Vieira / Raquel Gonçalves PUBLICIDADE: Mara Rúbia de Oliveira Silva / Silvana Ribas REVISÃO E DIGITAÇÃO: Jussara Andrade COORDENADOR DE ESPORTES: Amauri Machado (DRT 08266) BANCO DE DADOS: P. de Souza SECRETÁRIA: Norma Aparecida Vitoreti Ramalho CIRCULAÇÃO: Valdiney Rodrigo Vieira Rodrigues IMPRESSORES GRÁFICOS: Wilson Ricardo de Souza / Willian Ribeiro CONSELHO EDITORIAL: Dr. José Álvaro Castanheira / Luiz Fernando de Andrade / Clésio Peixoto / Juliana Monteiro