Saúde

Projeto Dentista do Bem recupera sorrisos de jovens em Lafaiete

Um projeto social, divulgado em primeira mão pelo Jornal CORREIO, tem beneficiado diversas crianças das escolas de Lafaiete. O projeto intitulado como "Dentista do Bem", que faz parte do programa "Turma do Bem", reúne pessoas e instituições que trabalham para colocar em prática, ações que visam o bem da sociedade. 
Por meio do projeto, duas escolas já foram contempladas: Jair Noronha e Marinho Fernandes, totalizando 68 jovens beneficiados.
Os estudantes são selecionados após passarem por triagem e análise socioeconômica com prioridade para os mais carentes, com maior necessidade de tratamento da saúde bucal e que estão mais próximos de inserção no mercado de trabalho. 
A cirurgiã-dentista e coordenadora regional do projeto "Dentista do Bem", Ana Luíza Baêta de Miranda, explica que os alunos recebem, gratuitamente, orientações de saúde bucal, restaurações, tratamento de canal, aparelhos e próteses. Meu objetivo é aumentar a rede de Dentistas do Bem de Lafaiete, que, consequentemente, irá aumentar o número de jovens que receberão o tratamento odontológico completo, ajudando a promover uma transformação bucal e pessoal para cada um dos participantes. Espero que outros dentistas conheçam o nosso trabalho e se interessem em se tornarem voluntários. Se cada dentista da cidade ajudasse pelo menos um jovem, esses pacientes teriam a oportunidade de transformar seu sorriso, de melhorar sua autoestima, curar sua dor e sorrir sem medo", afirma Ana Luiza, que também conta com o apoio da Clínica Radiológica Radiodonto na doação dos exames radiográficos necessários para os estudantes. 

Turma do Bem
Em 1995, o cirurgião-dentista Fábio Bibancos lançou "Um Sorriso Feliz para o seu Filho", um livro sobre prevenção. Em seguida, passou a ir às escolas públicas, onde as mães sempre lhe mostravam a situação da boca de seus filhos. A prevenção não funcionava mais para aquelas crianças: elas já precisavam de tratamento curativo. Fábio Bibancos passou a atender algumas delas gratuitamente em seu próprio consultório e havia muitas crianças que precisavam de tratamento. A partir daí, ele pediu a ajuda de amigos que começaram a oferecer tratamento odontológico gratuito para jovens de escolas públicas. 
Oficialmente, a Turma do Bem foi aberta em 2002. A organização está presente em todo o Brasil, Portugal e em 10 países da América Latina. Em 12 anos, o programa já encaminhou cerca de 48 mil crianças e adolescentes para tratamento odontológico. Hoje, a rede de voluntários reúne quase 15 mil dentistas.
Para finalizar, Ana Luíza destaca que, após ajudar e acompanhar os diversos tratamentos já realizados para esses jovens, acredita que precisam aumentar a rede de dentistas voluntários na cidade de Conselheiro Lafaiete. "Tive e ainda tenho inúmeras dificuldades para recrutar profissionais, uma vez que uma única criança necessita de diversos tratamentos, dependendo de uma equipe multiprofissional. Um dos problemas que observo é que as crianças começam o tratamento, mas como tenho poucos dentistas voluntários, enquanto algumas estão em tratamentos mais demorados, outras ficam na lista de espera aguardando um novo profissional para adotá-las. Isso dificulta a finalização do tratamento de todas as crianças selecionadas para o projeto. Espero que muitos dentistas adotem um jovem carente, pois só assim passarão por essa experiência grandiosa. Receber um sorriso de agradecimento desses jovens não tem preço", ressalta.

Jussara de Oliveira Amaral, 18 anos, aluna da escola municipal Marinho Fernandes, falou da importância do projeto para recuperar sua autoestima: "Há 3 anos participo desse projeto e já notei muita diferença no meu sorriso.  Antes, eu não podia tirar uma foto sorrindo, até mesmo dar um sorriso sem que me incomodasse. Hoje, já posso dizer que consigo tirar uma foto, consigo sorrir mais, sem que isso me atrapalhe. 
Tenho muito a agradecer ao doutor Alexandre, que está me acompanhando nesses 3 anos, cuidando do meu sorriso com muito carinho e atenção. Agradeço também a dentista Ana Luiza por ter me indicado esse projeto,  por te me incentivado e por te me dado todo atendimento.
É um prazer poder falar desse projeto, e dos profissionais que estão dando a muitos adolescentes um sorriso lindo e saudável.
Muito obrigada por tudo e sou muito feliz por estar nesse projeto".

Serviço:
Ana Luíza Baêta de Miranda
Cirurgiã-dentista
Telefone: (31) 99173-7950


Notícia enviada por Redao, no dia 03/06/2018




Comente esta Notícia

Galerias

Adjan Ela & Casa realiza a terceira edição do Dia da Noiva

Enquetes

Qual notícia chamou mais sua atenção?


Enquetes 2


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Colunistas




EXPEDIENTE

DIRETOR-PRESIDENTE E EDITOR: Luiz Fernando de Andrade GERÊNCIA GERAL: Clésio Samuel Luiz Peixoto SUB-GERENTE: Edmilson Moreira Dutra REDATORA: Juliana Monteiro REDATOR-ADJUNTO: Hugo Pacheco Jr. REPORTAGEM: Frances Santana / Rafaela Melo PAGINAÇÃO GRÁFICA: Daniel Vieira / Raquel Gonçalves PUBLICIDADE: Mara Rúbia de Oliveira Silva / Silvana Ribas REVISÃO E DIGITAÇÃO: Jussara Andrade COORDENADOR DE ESPORTES: Amauri Machado (DRT 08266) BANCO DE DADOS: P. de Souza SECRETÁRIA: Norma Aparecida Vitoreti Ramalho CIRCULAÇÃO: Valdiney Rodrigo Vieira Rodrigues IMPRESSORES GRÁFICOS: Wilson Ricardo de Souza / Willian Ribeiro CONSELHO EDITORIAL: Dr. José Álvaro Castanheira / Luiz Fernando de Andrade / Clésio Peixoto / Juliana Monteiro